Agricultura biológica é um dos pilares da transição para sistemas alimentares mais sustentáveis

Deputada ao Parlamento Europeu destaca ambição europeia na 5ª edição do IDANHA FOOD LAB

Isabel Carvalhais esteve em Monsanto, no concelho de Idanha-a-Nova, a participar como oradora no evento que atribuiu as distinções Biolog2022 a produtores biológicos nas áreas da Inovação, Sustentabilidade Social e Agricultura regenerativa.

No primeiro concelho português a aderir à Rede Internacional Bio Regiões, a deputada afirmou:

“A agricultura em modo de produção biológico é, sem dúvida, um dos pilares em que assenta o caminho da União europeia na transição para sistemas alimentares mais sustentáveis.”

O reconhecimento desta importância está bem presente naquelas que são as linhas orientadoras mais recentes a nível europeu, bem presente nas Estratégia do Prado ao Prato, na estratégia para a biodiversidade e no mais recente Plano de Ação para o Desenvolvimento da Produção Biológica. Um reconhecimento também bem patente na ação do Parlamento Europeu sobre esta matéria, nomeadamente na resolução adotada maio passado, em que são salientadas as inúmeras externalidades positivas deste sistema de produção.

Referindo-se ao objetivo avançado a nível europeu, de até 2030 25% dos terrenos agrícolas serem dedicados à Agricultura Biológica, a deputada minhota sublinha:

“É um objetivo ambicioso, mas desafiante. O caminho não será fácil. Mas o traçar destes objetivos tem a mais valia de estimular o debate político, o desenvolvimento da investigação científica, e a adoção de soluções inovadoras, ou mesmo já existentes, para podermos avançar neste caminho de forma sólida.”

Isabel Carvalhais terminou a sua intervenção felicitando os vencedores e referindo que os prémios atribuídos são uma peça fundamental na promoção da produção biológica:

“Ao agregarmos os operadores em modo de produção biológico num único espaço, e ao criarmos mecanismos de divulgação da sua atividade, junto de outros operadores e dos consumidores, estamos a construir instrumentos de grande utilidade para o encontrar de sinergias e troca de boas práticas, assim como para a promoção da produção biológica nacional. Os prémios atribuídos pretendem valorizar aqueles que são 3 eixos fundamentais do desenvolvimento da produção biológica: a Inovação, a Agricultura Regenerativa e a Sustentabilidade Social”.

Contexto:

O IDANHA FOOD LAB é um evento organizado pelo Município de Idanha-a-Nova, pelo Food4Sustainability CoLAB e pela BGI que reúne investigadores, empresas, startups e empreendedores que atuam na cadeia de valor agroalimentar, permitindo-lhes participar em sessões formativas, explorar oportunidades de interação entre múltiplos agentes do setor agroalimentar e descobrir programas do EIT Food, promotoras de mudanças no setor agroalimentar.

Fonte: Isabel Carvalhais


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: