Entre Janeiro e Setembro do corrente ano, as exportações dos vinhos portugueses totalizaram 677,3 milhões de euros (M€), o que representa, face ao mesmo período de 2021, um aumento em valor (+0,97%) e em preço médio (+1,57%) e uma redução em volume (-0,59%). Estes dados foram divulgados pela ViniPortugal, Associação Interprofissional do Vinho, que tem como missão promover a imagem de Portugal como produtor de vinhos por excelência e que é responsável pela marca “Vinhos de Portugal/Wines of Portugal”.
A entidade assinala que, no período referido, os cinco principais mercados de exportação foram Estados Unidos, França, Reino Unido, Brasil e Canadá, realçando que, «à semelhança do que já vinha a acontecer até Agosto, os Estados Unidos são o maior destino das exportações de vinho português, ultrapassando a França». Também é destacado o crescimento das exportações, em relação ao período homólogo, para três países: México (teve um incremento de +114,18%), Angola (+86%) e Canadá (+7,58%).
Sem considerar o Vinho do Porto, entre Janeiro e Setembro as exportações dos outros vinhos portugueses registaram um aumento em valor (+3,51%), em volume (+1,09%) e preço médio (+2,39%) face ao período homólogo. Em termos de mercados, os que surgem com maior destaque são igualmente o México (+89,25%), Angola (+86,69%) e Canadá (+7,49%).
Analisando as exportações por região vinícola, o Vinho do Porto foi o mais exportado nestes nove meses, mas a região do Dão registou o maior crescimento percentual em relação ao mesmo período do ano anterior (+22,49%), sublinha a ViniPortugal. «Embora com algumas quebras durante estes meses – muito devido ao contexto de guerra que levou à falta de matéria-prima, pondo em causa a produção, e alguns constrangimentos na distribuição –, no total deste período, as exportações apresentam um resultado positivo para os vinhos portugueses. Para Portugal, é muito importante ver as nossas exportações crescerem em valor e em preço médio, e é este o posicionamento que procuramos. No próximo dia 23 de Novembro, no Fórum Anual dos Vinhos de Portugal, iremos apresentar qual será a estratégia de promoção que iremos adoptar para que 2023 seja um ano de consolidação, crescimento e entrada em novos mercados, com o objectivo de enaltecer a excelência dos Vinhos de Portugal além-fronteiras», afirma Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal.
Artigo publicado originalmente em Revista Frutas, Legumes e Flores.