Cinco dezenas de produtores, mil e quinhentos visitantes, o “Amphora Wine Day”, evento anual organizado pela Herdade do Rocim, em Cuba, terminou mais uma edição de celebração do vinho de talha, que ambiciona ser património imaterial da Humanidade pela UNESCO como a mais “concorrida de sempre”. A quarta edição do certame, que assinala uma tradição com mais de 2 mil anos, contou, este ano, com mais produtores, acima de tudo nacionais, e com um programa alargado que teve como grande novidade as “Amphora wine talks”, lideradas pelo especialista de vinhos, Luís Lopes. Embora seja ainda um vinho de nicho (representa só 0,1 por cento da produção de vinho alentejano), a tendência tem sido de crescimento, principalmente em países como Japão, Norte da Europa e Brasil.
“Acredito que os vinhos de talha ainda têm muito para crescer! Para a Herdade do Rocim, os vinhos de talha foram um momento de viragem para a marca. Começamos a engarrafar em 2012, embora na Herdade sempre fizesse vinho de talha não era para venda… hoje, somos 23 produtores certificados e muitos mais que o fazem sem estarem certificados … acredito, por isso, que estamos só a começar e que o potencial deste vinho ainda tem muito mercado para conquistar”, adianta Pedro Ribeiro, enólogo e administrador da Herdade do Rocim.
Foram cinco dezenas de produtores, entre portugueses e estrangeiros, que mostraram a autenticidade dos seus vinhos de talha e celebrar a tradição de S. Martinho daquela região, num evento único em Portugal.
“Quando iniciamos este projeto em 2018 tínhamos em mente assinalar a tradição do vinho de talha, abrir as portas aos interessados e celebrar o momento da abertura das nossas ânforas. Lançamos o desafio a vários produtores que responderam e vieram de todas as partes do mundo. Admito que não pensava, nessa altura, e com uma pandemia pelo meio, que o Amphora Wine Day passasse a ter esta projeção e recetividade que cresceu de ano para ano. Na quarta edição, já acrescentamos as “Amphora Wine Talks” ao programa para dar a conhecer ainda mais as especificidades deste vinho que vai conquistando cada vez mais adeptos. Com este crescimento aumenta a responsabilidade e a quinta edição já está a ser preparada sendo certo que não vai desiludir”, diz Pedro Ribeiro.
Fonte: Herdade do Rocim