Hoje, 17 de novembro, decorreu a reunião de Assembleia Geral do Centro PINUS onde foi aprovado o Plano de Atividades e o Orçamento para 2023.
O próximo ano encerrará várias iniciativas emblemáticas, de que é exemplo a primeira colheita de semente no Pomar gerido pelo Centro PINUS, instalado no ano 2000, no concelho de Valença.
Com parte desta semente serão produzidas plantas de pinheiro-bravo destinadas à área florestal gerida pelo Centro PINUS para efeitos de demonstração e de investigação aplicada, assim como, para a produção de semente. Os associados tiveram uma primeira apresentação, ainda que virtual, desta área localizada no concelho de Coimbra e cuja transformação começará a acontecer em 2023.
O próximo ano será marcado, também, por uma grande dinâmica de I&D, com a execução de três projetos financiados pelo PRR, nomeadamente os consórcios “RN21 – Inovação na Fileira da Resina Natural para Reforço da Bioeconomia Nacional” e Transform que, em conjunto, irão originar, entre outros, os seguintes resultados:
– Aumento da disponibilidade de planta de pinheiro-bravo no mercado, nomeadamente: plantas de mais regiões de proveniência; mais produtivas em madeira (volume e aproveitamento para serração); mais produtivas em resina; com resistência ao Nemátodo da Madeira do Pinheiro;
– Maior conhecimento e divulgação da rentabilidade da cultura de pinheiro-bravo;
– Maior conhecimento sobre as sinergias e trade-off´s da produção simultânea de madeira e resina.
A dinamização do Centro de Competências do Pinheiro-Bravo (CCPB) ocorrerá através do Aviso Convite (N.º 01/C08-I05.02/2022) que visou a celebração de contratos-programa entre o Fundo Ambiental e os Centros de Competências do Setor Florestal.
A capacitação técnica do Centro PINUS será reforçada com um gestor de projetos sénior e com a contratação de serviços técnicos especializados.
Irão ter continuidade e reforço as ações de comunicação destinadas aos agentes do setor e à sociedade, de que é exemplo a rubrica PINUS TV que pode conhecer no nosso canal de YouTube.
Um dos momentos altos do novo ano será, ainda, o anúncio do vencedor da 6ª edição do Prémio Centro PINUS de Jornalismo Florestal.
Continue a acompanhar o Centro PINUS para receber em primeira mão as novidades de 2023!
Artigo publicado originalmente em Centro PINUS.