A biotecnologia explora processos celulares e biomoleculares para desenvolver tecnologias e produtos que ajudam a melhorar a qualidade de vida das pessoas.
A biotecnologia explora processos celulares e biomoleculares para desenvolver tecnologias e produtos que ajudam a melhorar a qualidade de vida das pessoas. O termo identifica-se com qualquer aplicação tecnológica que use sistemas biológicos, organismos vivos e parte ou derivados deles para fabricar, modificar ou melhorar produtos, processos e soluções. Aplica-se a áreas muito distintas, como a saúde, agricultura, biotecnologia marinha, indústria, setor alimentar, entre outros, e é consequentemente classificada por cores. A biotecnologia relacionada com a área da saúde, no desenvolvimento de medicamentos e tratamentos médicos, vacinas, fármacos e manipulações genéticas é classificada como biotecnologia vermelha, e representa cerca de 40% do total das empresas nesse sector.
Em Portugal, há 20 anos atrás existiam menos de dez empresas de biotecnologia. Atualmente, a P-BIO inclui mais de 40 associados; entre 2019 e 2021, o Fundo 200M, por exemplo, participou em operações de investimento com empresas de biotecnologia em Portugal que ultrapassaram os 20 milhões de euros. Várias empresas de biotecnologia portuguesas ganharam prémios internacionais, algumas conseguiram parcerias estratégicas, outras colocaram os primeiros […]