carvalho

Mais de 100 alunos vão plantar 600 carvalhos no Parque das Serras do Porto

Mais de 100 alunos dos concelhos de Gondomar, Paredes e Valongo vão plantar 600 carvalhos numa área de dois hectares do Parque das Serras do Porto para celebrar a Semana da Floresta Autóctone, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a Câmara de Gondomar adianta que a ação envolve cerca de 150 crianças dos 5.º e 6.º anos das escolas dos três concelhos no distrito do Porto, que, na segunda-feira, vão ser “as protagonistas de uma ação de reflorestação”.

Na iniciativa, que visa celebrar a Semana da Floresta Autóctone, os alunos vão plantar 600 carvalhos numa área de dois hectares do Parque das Serras do Porto, composto por seis serras – Santa Justa, Pias, Castiçal, Santa Iria, Flores e Banjas.

A floresta autóctone, que se comemora a 23 de novembro, é composta por árvores originárias do próprio território, que são “mais resistentes a pragas, doenças, períodos de seca ou de chuva intensa do que outras espécies introduzidas”.

A ação de reflorestação insere-se também num projeto da REN – Redes Energéticas Nacionais que, até ao final do ano, vai permitir a plantação de 11 mil carvalhos em 42 hectares do parque que abrange território dos municípios de Gondomar, Paredes e Valongo.

No evento, que decorre na segunda-feira numa zona do parque onde os três concelhos se encontram, está prevista a presença do presidente da Câmara Municipal de Gondomar e também presidente da Associação de Municípios do Parque das Serras do Porto, Marco Martins, do presidente da Câmara de Paredes, Alexandre Almeida, do presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro e do administrador executivo da REN, João Faria Conceição.

Durante a ação, está também prevista a doação de uma viatura 4×4 por parte da REN à Associação de Municípios do Parque das Serras do Porto, “reforçando o compromisso” assumido pela empresa “com a prevenção de incêndios rurais”.

Desde 2009, a REN doou 90 veículos à associação no âmbito da prevenção de fogos florestais, sendo que 60 foram doados a corporações de bombeiros e 30 a equipas de prevenção de incêndios da Proteção Civil das autarquias.

Composta pelos municípios de Gondomar, Paredes e Valongo, a Associação de Municípios do Parque das Serras do Porto visa a gestão do parque, bem como a promoção ambiental, valorização da natureza e da vida ao ar livre.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: