O concurso junta a empresa Amyris Inc e Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica e tem como objetivo premiar os melhores projetos e promover a inovação na área da biotecnologia.
Os vencedores da 2ª edição do concurso de Inovação em Biotecnologia Amyris Innovation BIG Impact são: o projeto BrainSense, um biosensor para diagnóstico de esclerose múltipla e o projeto HydroPLUS, um biofertilizador à base de casca de batata.
“Os dois projetos foram distinguidos por desenvolverem ideias deeptech no sector dos biosensores para diagnóstico da doença de esclerose múltipla e de biofertilizadores para o sector da agricultura,” salienta Hugo Choupina, da Católica Porto Alumni Biotecnologia, membro da organização do FIB 2022.
Ana Leite Oliveira, investigadora da Escola Superior de Biotecnologia e membro da organização, complementa: “estamos na era da inovação biológica que terá necessariamente de passar por uma cada vez maior sensibilidade e responsabilidade naquilo que é sustentabilidade económica, tecnológica e principalmente societal”.
BrainSense, coordenado por Inês Mendes Pinto, investigadora do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) venceu na categoria “BIG Impact Innovation Award”. O projeto tem como objetivo desenvolver “a deteção multiplexada de um painel de biomarcadores moleculares relevantes para a doença de esclerose múltipla, a partir de uma coleta de sangue ou saliva através de uma picada de dedo”. Esta […]