De 18 a 24 de novembro é comemorada a Semana para a Sensibilização para as Resistências aos Antimicrobianos.
Esta celebração tem como objetivo sensibilizar para a necessidade de se implementarem as melhores práticas para a utilização consciente dos antimicrobianos e sobretudo, alertar para a capacidade de resistência dos microrganismos aos antimicrobianos (RAM) seja no âmbito da saúde humana ou da saúde animal.
Atualmente é reconhecido que a RAM é responsável por cerca de 33.000 mortes/ano na EU, tendo custos de saúde e perdas de produtividade que rondam os 1,5 bilhões €/ano.
O conceito de Uma Só Saúde reconhece que a saúde humana está intimamente ligada à saúde dos animais e ao meio ambiente. Neste sentido importa reforçar a monitorização, a vigilância e o controlo de agentes infeciosos que possam cruzar espécies e barreiras ambientais.
O papel da DGAV no projeto Uma Só Saúde
A DGAV intervém no projeto nacional, europeu e mundial da Uma Só Saúde nas vertentes relacionadas com:
- a monitorização, vigilância e controlo das doenças nos animais de companhia, produtores de géneros alimentícios e selvagens;
- a monitorização, vigilância e controlo das doenças transmitidas por alimentos;
- a autorização e controlo pós autorização de medicamentos veterinários, controlo da cadeia de comercialização e fabrico de medicamentos veterinários, controlo da utilização de medicamentos.
- monitorização das vendas de antimicrobianos a animais.
- A DGAV estabeleceu o Grupo de Trabalho de Uma Só Saúde (GT1SS) que integra as diferentes áreas de atuação e gere os temas associados à Uma Só Saúde.
Saiba mais:
Reveja o calendário de janeiro 2022 com as iniciativas Uma Só Saúde