O Partido Social Democrata está contra a opção do Governo em extinguir as Direções Regionais de Agricultura e Pescas (DRAP), descentralizando as suas competências e integrando-as numa lógica de regionalização nas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDRs).
Para o PSD trata-se de um processo contra as necessidades do país real e do sector agroalimentar e agroflorestal, que precisa de políticas verticais no âmbito do Ministério da Agricultura, pela enorme especificidade técnica, científica e enquadramento comunitário.
Com a extinção das Direções Regionais de Agricultura e Pescas (DRAP), proposta pelo Governo, está em causa a política de identidade e de proximidade do Ministério da Agricultura na produção de alimentos e na atividade do mundo rural, antevendo-se um acréscimo de burocracia e uma acentuada perda de competitividade no sector produtivo e do território.
O PSD acompanha assim, as apreensões e preocupações dos agentes agrícolas e rurais, constatando-se mais uma perda de competências e consequentemente uma entropia para o agricultores e agentes do mundo rural.
Fonte: PSD