Extinção das Direções Regionais agrava isolamento dos agricultores e pecuários – FPAS

A Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS) defendeu que a extinção das Direções Regionais de Agricultura (DRA) vai agravar o isolamento dos agricultores e produtores pecuários, numa carta aberta ao primeiro-ministro, em que pede a reversão da medida.

“Não pode deixar a Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores de manifestar a sua preocupação face a esta resolução que resultará no ainda maior isolamento dos agricultores e produtores pecuários, no abandono da atividade primária, no afastamento do Ministério da Agricultura ao território e na incapacitação das fileiras agropecuárias”, lê-se na missiva enviada a António Costa.

Em causa está uma a decisão, aprovada em Conselho de Ministros, em 17 de novembro, que “determina o início do processo de transferência e partilha de atribuições dos serviços periféricos da administração direta e indireta do Estado, para as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR)” na área da agricultura, que, sublinhou a FPAS, resulta, “na prática, na extinção das Direções Regionais de Agricultura e Pescas”.

“A FPAS não pode deixar de discordar desta linha de atuação política que apouca, ofende e reduz à mínima expressão a agricultura e os agricultores portugueses”, referiu a federação, que considera que a medida “visa o desmantelamento do Ministério da Agricultura”.

A entidade apelou ainda para que o primeiro-ministro reverta a decisão “a bem do país, da economia nacional e dos consumidores portugueses”.

“No momento presente a agricultura vive tempos de grande indefinição causada pela seca e pela guerra na Ucrânia e é neste preciso momento que o Governo de Portugal decide extinguir organismos regionais de importância nuclear para o desenvolvimento rural aumentando o grau de instabilidade dos milhares de empresas agrícolas, agricultores e produtores pecuários do país”, vincou a FPAS.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: