floresta

Centro PINUS assinala um ano de reforço da sua comunicação

Em novembro de 2021, o Centro PINUS reforçou a equipa com a integração de Marília Moura como Gestora de Comunicação. O objetivo foi aumentar o alcance da nossa comunicação e dar a conhecer melhor a Fileira do Pinho na sua componente social, económica e ambiental junto da sociedade e dos agentes do setor florestal.

A Marília é licenciada em Ciências da Comunicação pela FCSH-UNL e especializou-se, ao longo do seu percurso profissional, em jornalismo de ambiente. Durante dez anos foi uma das repórteres principais do magazine de ambiente Biosfera (RTP2/Farol de Ideias), percurso que lhe permitiu investigar e conhecer com profundidade várias temáticas, tais como floresta, alimentação, desertificação, recursos hídricos, biodiversidade, ordenamento do território, entre outros.

Curiosa, apaixonada pela natureza e defensora do movimento cooperativo, a jornalista venceu em 2017 a 3ª edição do Prémio Centro PINUS Jornalismo Florestal com a peça “Floresta, o que há para além da madeira”.

Atualmente, Marília Moura faz a gestão e dinamização deste Prémio de Jornalismo, juntamente com toda a atividade de comunicação do Centro PINUS, tal como assessoria de imprensa, dinamização de eventos dirigidos à sociedade, produção de conteúdos informativos para todos os canais, incluindo o site, o boletim em papel PINUSPRESS e as nossas redes sociais: LinkedInInstagram e Facebook.

É, ainda, a repórter do PINUS TV, uma nova rubrica do canal de YouTube do Centro PINUS que pretende dar a conhecer os rostos da Fileira à sociedade, as muitas estórias e profissões relacionadas com o pinheiro-bravo, de norte a sul do país que relembram o papel único e multifuncional do pinhal-bravo na floresta.

Este ano já foram publicadas várias vídeo-reportagens e muitas outras estão em realização. Conheça-as ou revisite-as abaixo:

– À Descoberta dos anfíbios do pinhal – Dia Internacional das Florestas (21 Março – 2022) – ver aqui

–  A biodiversidade do pinhal das Dunas de São Jacinto – ver aqui

– CENTRO PINUS na 12ª Expoflorestal – 27 a 29 de maio de 2022 – ver aqui

– Reportagem || Saída de campo “A gestão de pinheiro-bravo no Agrupamento de Baldios de Boticas” – ver aqui 

– Entrevista || Agrupamento de Baldios de Boticas – a experiência da CAPOLIB – ver aqui

– Estórias do Pinhal-Bravo || O Resineiro – ver aqui

– Reportagem || Visita de Campo “Estratégias de Gestão de Pinhal” em Verdelhos e Famalicão – 27 de outubro – estreia na próxima semana.

E muito mais novidades sobre a Fileira do Pinho, webinars, passeios de descoberta do pinhal-bravo e visitas de campo continuarão a ser desenvolvidos por Marília Moura em cooperação com toda a equipa, associados e parceiros no futuro.

Esteja atento, continue a seguir o Centro PINUS!

Artigo publicado originalmente em Centro PINUS.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: