Solos: onde a alimentação começa é o alerta do Dia Mundial do Solo de 2022 celebrado no dia 5 de dezembro e durante todo o ano – ver infografia (FAO, 20221).
Nunca nos podemos esquecer que a disponibilidade de alimentos depende dos solos. Os alimentos nutritivos e de boa qualidade, e as forragens para os animais apenas podem ser produzidos se os nossos solos forem saudáveis. Um solo saudável vivo é um aliado decisivo para a segurança alimentar e a nutrição. A Agricultura de Conservação (AC) constitui um exemplo de práticas que promovem a gestão sustentável dos solos com o objetivo de melhorar a produtividade das culturas (FAO, 20152), a qualidade da água, do ar e a biodiversidade, prestando serviços de ecossistemas.
A carência de nutrientes essenciais leva a um deficiente desenvolvimento das plantas; à diminuição da produção, e do valor nutricional das culturas. A melhoria da fertilidade do solo pode ser conseguida através de práticas de Conservação do Solo – como o uso de rotações culturais com leguminosas e as culturas de cobertura em combinação com o mínimo distúrbio do solo -, capazes de preservar ou de reforçar a matéria orgânica do solo (FAO, 20193).
A APOSOLO associa-se a esta celebração relembrando a importância das Práticas de Agricultura de Conservação capazes de melhorar as condições do solo, reduzir a degradação dos solos e aumentando a produtividade (FAO, 20152).
A APOSOLO deseja que pensemos particularmente no solo no dia 5.
1 A infografia evidencia que os solos formam, armazenam, transformam e reciclam os nutrientes que precisamos para sobreviver.
FAO. 2022. Dia mundial do solo 2022 – Solos: onde a alimentação começa. Cartões das redes sociais. Disponível em: https://www.fao.org/world-soil-day/campaign-materials/en/#c918196. Acesso em: 21 de novembro de 2022.
2 FAO, 2015. Healthy soils are the basis for healthy food production. Disponível em: https://www.fao.org/soils-2015/resources/information-material/en/. Acesso em: 21 de novembro de 2022.
3 FAO. 2019. Diretrizes Voluntárias para a Gestão Sustentável dos Solos. Roma.
Fonte: APOSOLO