A Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes e o Ministro da Agricultura, Pesca e Alimentação do Reino de Espanha, Luis Planas Puchades, reuniram em Madrid a 7 de dezembro, tendo em vista garantir condições favoráveis ao reforço da cooperação bilateral nas áreas da agricultura, do desenvolvimento rural e da alimentação, bem como no que respeita à partilha de conhecimento no setor das pescas.
Espanha e Portugal têm desenvolvido nos últimos anos uma estreita relação de colaboração para fazer face ao desafio de uma recuperação económica em linha com a transição verde e digital, coerente com uma coesão social e territorial mais justa. Foram apresentadas as prioridades da Presidência do Conselho da União Europeia que Espanha assumirá no segundo semestre de 2023 e as respetivas delegações analisaram a aplicação da nova PAC, assim como a necessidade de reduzir a dependência exterior de fertilizantes e garantir a sua disponibilidade a preços exequíveis.
Durante o encontro foram celebrados Memorandos de Entendimento entre o Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação do Reino de Espanha e o Ministério da Agricultura e da Alimentação da República Portuguesa, no âmbito das áreas da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Cooperação em Investigação Pesqueira.
O memorando para promover ações conjuntas na agricultura e desenvolvimento rural prevê mecanismos de cooperação nas áreas da sanidade animal e vegetal, traçabilidade e controlo oficial nessas matérias, para além da cooperação ao nível dos fertilizantes e uso sustentável de produtos fitossanitários. São estabelecidas linhas de ação para favorecer o desenvolvimento rural da agricultura de regadio, assim como o fomento da transformação digital e da inovação do setor agroalimentar e do meio rural.
Conferência de imprensa: https://youtu.be/YrC5WBO4n5E
Artigo publicado originalmente em GPP.