rain

PSD quer criação de “fundo de emergência” para resposta das autarquias às cheias

O líder dos autarcas adiantou a ideia no Fórum TSF, tendo sido acompanhado pela Deco, pela CCP e pela CAP que mostram preocupação com lentidão e insuficiência na atribuição de apoios.

O líder dos autarcas do PSD, Hélder Sousa Silva, considera que o Governo deve criar um fundo de emergência que apoie as autarquias a responder imediatamente a intempéries como aquelas que se fizeram sentir em Portugal nos últimos dias.

No Fórum TSF, o também presidente da Câmara Municipal de Mafra afirma que para as autarquias mais pequenas “é impossível” dar uma resposta a este tipo de crises.

“Eu dou exemplo da minha autarquia, que é uma autarquia média, eu não consigo dizer de um momento para o outro que tenho um fundo de emergência municipal com mais de dois ou três milhões de euros para socorrer a minha população. E o Governo, através do Ministério da Coesão e também da Proteção Civil e Administração Interna, criar um fundo de emergência que pudesse dotar as autarquias de uma resposta imediata”, pede o presidente da Comissão Política Nacional dos Autarcas Social Democratas.

Para Hélder Sousa Silva, a “experiência do passado” mostra que “quer seja com intempéries deste género, quer seja com incêndios florestais, a burocracia é algo que condiciona” a chegada dos apoios.

“Por isso mesmo, quando o Governo vem dizer que está disponível para fazer o levantamento das situações, que os levantamentos vão ser céleres e que depois a resposta vai ser célere, o que é certo é que a experiência do passado diz-nos coisas diferentes”, reitera o social-democrata.

Pelo seu lado, a líder da Associação Nacional de Autarcas […]

Continue a ler este artigo em TSF.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: