Para a sua conferência final de divulgação em Bruxelas (1 de dezembro 2022), os parceiros do BovINE acolheram, online, mais de 250 delegados de toda a Europa durante a manhã, e os principais actores políticos da UE, incluindo a DG Agri, a DG Sante, a Copa-Cogeca e a EUFRAS para uma apresentação presencial durante a tarde.
Maeve Henchion, coordenadora da rede BovINE na reunião final de disseminação do projecto em Bruxelas, diz:
“O projeto da rede BovINE mostrou claramente que os agricultores são uma fonte significativa de inovação por direito próprio, desempenhando assim um papel importante na procura e implementação de soluções para os desafios de sustentabilidade que enfrentam.”
As apresentações por parte dos parceiros centraram-se na partilha de boas práticas e soluções, obtidas a partir da investigação em torno dos quatro temas do projecto: saúde e bem-estar animal, resiliência socioeconómica, eficiência de produção e qualidade da carne e sustentabilidade ambiental.
As soluções foram identificadas pelos parceiros do projecto para responder às necessidades básicas dos agricultores, e coligidas pelos líderes temáticos e gestores da rede do projecto nos nove países europeus representados no BovINE. As 340 boas práticas estão agora disponíveis de forma gratuita e de livre acesso na plataforma de conhecimento do projecto: BovINE Knowledge Hub (BKH).
Diego Canga Fano, da DG AGRI, recentemente nomeado responsável pela Investigação, Divulgação e Indicações Geográficas, foi o orador convidado na abertura da sessão da tarde na conferência final do BovINE, disse:
“A DG AGRI reconhece e aprecia o valioso trabalho da rede BovINE na transmissão de conhecimentos baseados em provas para criar soluções para os agricultores, bem como de conhecimentos para os decisores políticos e todos os interessados. As inovações do BovINE contribuirão para assegurar que a produção animal desempenhe o seu papel na garantia de um sistema alimentar sustentável e circular.”
Markus Rombach, Líder Adjunto do Grupo (Produção Animal) da Agridea, Suíça, Membro do Conselho Consultivo da rede BovINE e membro activo do EUFRAS, Fórum Europeu de Serviços Consultivos Agrícolas e Rurais, participou nas sessões da manhã e da tarde da conferência final do BovINE e referiu:
“A rede transnacional do BovINE recolheu e validou imensos conhecimentos e muito úteis. Agridea, o nosso serviço de aconselhamento agrícola na Suíça, já está a utilizar este conhecimento e a traduzi-lo em formatos que funcionam para os nossos agricultores. Espero que outras organizações membros da EUFRAS, também utilizem os conhecimentos gerados e tirem partido dos vastos conhecimentos que o BovINE tem fornecido disponibilizando-os amplamente às suas redes agrícolas.”
O projecto BovINE, com a duração de três anos e financiado pela UE termina a 31 de Dezembro de 2022. Informações sobre as inovações e boas práticas geradas pela rede e as demonstrações “na exploração”, organizadas pelos diferentes parceiros estão disponíveis e de acesso livre no BovINE Knowledge Hub (BKH). O website do projecto fornece links para uma panóplia de informação e resultados adicionais incluindo animações, webinars e materiais multilingues acedidos através do link em cada uma das bandeiras dos nove países parceiros.
O gestor do Projeto BovINE, Richard Lynch, conclui:
“Com intervenções políticas específicas, e apoio de consultores agrícolas e especializados, as soluções identificadas pela rede BovINE, disponíveis e de acesso livre, na plataforma BKH do BovINE, estão prontas para implementação em toda a Europa.”
Fim/Notas finais
Notas
- A gravação da sessão da manhã da conferência final de divulgação está disponível no canal Youtube do projecto através deste link: Note-se que 9 versões multilingues estão disponíveis através de:
https://www.youtube.com/watch?v=mSCeBNqx3fU - Pedidos de entrevistas com os Coordenadores Temáticos, Gestores de Projecto, ou outros membros da equipa do projecto, e/ou conteúdos audiovisuais (fotos/vídeos) por favor contactar Rhonda Smith no RU em bovine@minervacomms.net +44 (0) 1264-400520 / +44(0)7887-714957
- O BovINE tem um gestor de rede, o Network Manager (NM) sediado em cada um dos 9 países do consórcio (Bélgica, Estónia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal e Espanha) que implementou a rede nacional através das suas comunidades de produtores de bovinos de carne. Os contactos de cada NM podem ser consultados no site do BovINE: http://www.bovine-eu.net/network-managers/
- Na página do BovINE, clique nas bandeiras para aceder a todo o material traduzido para o país respectivo.
- Este projeto recebeu financiamento da União Europeia através do Horizonte 2020 programa “Rural Renaissance”. Project No: 862590 call H2020-RUR-2019-15. Mais informação disponível em https://cordis.europa.eu/project/id/862590
Fonte: Projecto BovINE