floresta

ICNF lança ‘A Fronteira Viva’, um livro da autoria de Luís Pedro Nunes e Joel Santos sobre cinco Parques Naturais raianos com o apoio do Fundo Ambiental

Obra singular em Portugal documenta património natural do país através de histórias da natureza e das pessoas

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, no âmbito de um procedimento concorrencial, com o apoio do Fundo Ambiental, contrataram o cronista e comentador televisivo Luís Pedro Nunes a associar-se a Joel Santos, fotógrafo premiado e coautor das séries documentais ‘Mundo à Vista’ e ‘Portugal à Vista’, para desenvolver o projeto ‘A Fronteira Viva’, um livro dedicado aos cinco Parques Naturais portugueses que fazem fronteira com Espanha.

A obra foi apresentada pelos autores esta segunda-feira, dia 19 de dezembro, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, numa cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, do Presidente do ICNF, Nuno Banza, de Alexandra Carvalho, Diretora do Fundo Ambiental, entre outras presenças institucionais.

O livro assume-se como um testemunho sobre o mundo rural, as suas gentes e vivências, documentando através de textos e imagens o vasto património natural do país. A obra, produzida e trabalhada ao longo dos últimos 18 meses, abre assim um novo olhar sobre cinco Parques Naturais portugueses: Vale do Guadiana, Serra de São Mamede, Tejo Internacional, Douro Internacional e Montesinho.

Para Luís Pedro Nunes, “Cada Parque Natural tem o seu bioma e uma relação diferenciada entre populações e natureza, preservando uma memória secular. São todos pedaços insubstituíveis de Portugal, ainda preservados, à espera de não serem abandonados.”

Joel Santos acrescenta que “As zonas raianas são mais do que fronteiras políticas entre países. Os obstáculos naturais são microcosmos sociais e naturais únicos, costurados por paisagens vivas e narrativas pessoais singulares, num entrelaçado dinâmico com a fauna e a flora. Foi esse Portugal, de uma riqueza ímpar e grandemente desconhecida, que procurámos documentar.”

Nuno Banza, Presidente do Conselho Diretivo do ICNF, reforça que “esta é uma ideia que tínhamos há bastante tempo e que, finalmente, conseguimos materializar com o apoio do Fundo Ambiental, do Luís Pedro Nunes e do Joel Santos. A ‘Fronteira Viva’ conta a história dos nossos Parques Naturais, faz um retrato das mais belas paisagens e das comunidades locais. É com grande orgulho que vejo refletido nesta obra o contributo do nosso trabalho em matéria de conservação da natureza. Deixo ainda um agradecimento a todas as equipas do ICNF que estão no terreno e que contribuem diariamente para manutenção e preservação destes lugares.”

A primeira edição da ‘Fronteira Viva’ estará disponível para consulta nas bibliotecas nacionais e municipais, juntas de freguesia, câmaras municipais, nos centros de educação ambiental do ICNF e postos de informação dos cinco Parques Naturais.

Está já em perspetiva uma segunda edição, à venda no próximo ano, cujas receitas devem reverter para o apoio a projetos na área da conservação da natureza.

Artigo publicado originalmente em ICNF.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: