Nos próximos dias, de 24 a 26 de dezembro, a região dos Açores vai estar sobre influência de uma massa de ar fria e instável, associada á ação conjunta entre o anticiclone e uma depressão centrados a norte do Arquipélago, condicionando assim o estado do tempo em todas as ilhas. Deste modo, prevê-se que o vento sopre de oeste com rajadas na ordem dos
70 km/h nas ilhas dos Grupos Ocidental e Central e na ordem dos 60 km/h nas ilhas do Grupo Oriental e que, rode gradualmente para norte no dia 25. Deverão ocorrer aguaceiros em todo o Arquipélago, que poderão ser de granizo nos dias 24 e 25.
É esperada uma diminuição da intensidade do vento nos grupos Ocidental e Central para o dia 26, soprando fraco a bonançoso, e rodando para sudoeste nas Flores e Corvo.
Tendo em conta que, a massa de ar tem origem em latitudes muito elevadas, a norte da Islândia, espera-se uma descida acentuada da temperatura do ar, com as mínimas a rondarem os 9ºC e as máximas a não ultrapassarem os 15ºC.
Quanto à ondulação, esperam-se, neste período, ondas de noroeste entre 4 a 6 metros para o Grupo Ocidental e 3 a5 metros para os Grupos Central e Oriental.
Este comunicado será atualizado no dia 24 de dezembro, pelas 18h00 UTC.
Recomenda-se o acompanhamento da previsão e avisos meteorológicos para os próximos dias consultando:
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/
Para mais detalhes sobre a previsão para a navegação marítima consultar:
http://www.ipma.pt/pt/maritima/boletins/
Fonte: IPMA