2022: A ação do Centro PINUS em retrospetiva

Na reta final de um ano de oportunidades e desafios para o setor florestal, começamos por recordar, entre os vários marcos de 2022, as principais mensagens que o Centro PINUS tem divulgado junto da comunicação social em defesa da floresta portuguesa e, em particular, do pinhal-bravo.

Destacámos, ao longo do ano, a falta de apoios para a floresta no PEPAC aprovado pela Comissão Europeia, os impactos de centrais solares em zonas de floresta e os riscos da queima de madeira de pinheiro-bravo para produção de energia, tema aprofundado neste artigo de opinião publicado no jornal PÚBLICO e assinado por João Gonçalves, presidente do Centro PINUS.

O Centro PINUS inicia 2023 com uma equipa sólida e reforçada e com motivação para concretizar atividades e participar em projetos que reforçam o contributo ambiental, social e económico da floresta de pinho.

Depois da pandemia, voltámos aos eventos presenciais. Reencontrámos associados e colegas do setor na 12ª Expoflorestal, no 9.º Congresso Florestal Nacional e participámos no encontro “Piñeiros 22/Pinheiros 22” que reuniu organizações e profissionais da Fileira do Pinho na Galiza.

Nos últimos doze meses, contabilizamos mais de cinquenta PINUSLetter enviadas. Através da newsletter digital do Centro PINUS, anunciámos novos webinars. Iniciámos o ano de 2022 com o webinar FERTIPINE e a divulgação de um relatório sobre as recomendações de fertilização de pinheiro-bravo, seguido do ciclo internacional sobre a silvicultura do pinheiro, realizado em parceria com a IUFRO sobre o Pinheiro-silvestre e o Pinus radiata. Convidámos, ainda, à participação em mais dois webinars realizados em conjunto com a associação ZERO, no âmbito do projeto ForestWatch (Financiamento da Floresta Autóctone e Programa de Transformação de Paisagem).

Realizámos três visitas de campo técnicas sobre a gestão e a valorização do pinheiro-bravo e tivemos a participação da sociedade em passeios pedestres e ações de sensibilização ambiental que deram a conhecer os valores naturais e o papel multifuncional do pinhal-bravo na floresta.

Estas iniciativas são oportunidades de comunicação e de partilha de conhecimento. Com esse objetivo nasceu, no primeiro trimestre de 2022, o PINUS TV com reportagens que apresentam as vantagens da gestão agrupada e mostram exemplos de gestão de pinheiro-bravo ou mesmo os rostos e as estórias da Fileira.

Como já é habitual, reunimos os principais dados que retratam a atualidade do setor florestal e da Fileira do Pinho na publicação digital gratuita “Os Indicadores da Fileira do Pinho 2021” e voltamos a publicar os principais indicadores de execução do PDR2020.

Continuámos a valorizar os melhores trabalhos de jornalismo sobre floresta e lançámos a 6a edição do Prémio Centro PINUS de Jornalismo Florestal.

E muito mais teremos para contar daqui a um ano!

Receba em primeira mão as próximas novidades, fique a par dos webinares e eventos promovidos pelo Centro PINUS. Siga-nos nas redes sociais: estamos presentes no LinkedInYouTubeFacebook e Instagram.

Agradecemos a sua companhia ao longo deste ano. Desejamos-lhe um próspero 2023!

Artigo publicado originalmente em Centro PINUS.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: