Portugal já recebeu a decisão de aprovação da reprogramação do PDR2020 submetida à Comissão Europeia em 24 de novembro com o principal objetivo de enquadrar uma nova medida de apoio para fazer face ao impacto da invasão da Ucrânia pela Rússia.
O quadro de incerteza e perturbação a nível global provocado pela guerra, agravou a tendência para o aumento de preços e para o decréscimo da oferta de matérias-primas, que no setor agrícola se traduziu em acréscimos abruptos nos custos da energia, fertilizantes e alimentos para animais.
Esta nova medida PDR2020 temporária e excecional visa colmatar necessidades de aprovisionamento agravadas pelo aumento do preço das matérias-primas, dos custos de energia e compensar os produtores que perderam mercado de exportação e também os que fizeram retiradas de mercado para distribuição alimentar gratuita.
Nesta reprogramação foi aprovado ainda o reforço financeiro das medidas em zonas desfavorecidas visando assegurar o pagamento relativo a zonas sujeitas a condicionantes naturais ou outras condicionantes específicas (MZD) em 2023.
O artigo foi publicado originalmente em PDR2020.