A Sociedade Filarmónica União Pedroguense recebe domingo, às 16:00, uma peça de teatro sobre proteção civil, “Queimas dos Queimados”, numa iniciativa do Serviço Municipal de Proteção Civil de Torres Novas, com o apoio da Junta de Freguesia de Pedrógão.
“Este teatro pretende sensibilizar a comunidade para o risco de incêndio no concelho, abordando medidas de autoproteção e prevenção que cada um dos cidadãos pode adotar, não só no caso das queimas, mas também no âmbito dos Programas ‘Aldeia Segura’ e ‘Pessoas Seguras’”, afirma uma nota da Câmara de Torres Novas (Santarém).
Segundo o município, anualmente são feitos mais de 11.000 pedidos de queimas e queimadas, o que torna Torres Novas, no concelho do distrito de Santarém, o concelho com mais registos, sendo que “cerca de 60% dos incêndios tem origem negligente”.
A autarquia lembra que “a realização de queimas e queimadas sem autorização é considerada uso de fogo intencional”, sendo os pedidos de autorização ou comunicações prévias obrigatórios e possíveis apenas fora do período crítico de incêndios rurais.