Será que sabemos tudo sobre biodiversidade e conservação?

Reportagens, estudos, documentos oficiais e indicadores sobre a biodiversidade em geral: estes são alguns dos recursos que estão disponíveis na plataforma “Biodiversidade by The Navigator Company”.

Lançada em 2022, “Biodiversidade by The Navigator Company” apresenta-se como a primeira plataforma totalmente dedicada a explorar temas relacionados com a biodiversidade nas florestas. Nuno Rico, Técnico de Conservação da Biodiversidade na Navigator, fala-nos sobre esta iniciativa.

Como descreveria o projecto “Biodiversidade by The Navigator Company”?

O “Biodiversidade by The Navigator Company” é um projecto totalmente dedicado a explorar temas relacionados com a biodiversidade e a sua conservação nos espaços florestais, em particular nas florestas geridas pela empresa.

A plataforma, disponível aqui, encontra-se estruturada em três secções: Biohistórias, na qual podem ser encontrados artigos, reportagens, notícias e indicadores sobre a biodiversidade em geral; Biogaleria, que convida à descoberta dos vários habitats que coexistem nos espaços florestais e das espécies que neles existem, desde plantas a mamíferos, répteis e aves ou fungos; e, por fim, uma secção dedicada a Biorecursos, na qual se pode explorar uma (Bio) biblioteca com os principais compromissos, relatórios, legislação e entidades relacionadas com biodiversidade, espécies ameaçadas ou áreas protegidas.

O conceito de biodiversidade – que inclui, resumidamente, a diversidade de espécies, ecossistemas, a variedade genética dentro das espécies e as relações entre estes diferentes elementos – não é ainda claro para muitas pessoas.”
Nuno Rico, Técnico de Conservação da Biodiversidade na Navigator
Apesar de ser ainda um projecto recente, temos recebido muitas manifestações de apreço. Acreditamos que esta plataforma é uma mais-valia para sensibilizar para a importância da biodiversidade e para a forma como todos podemos contribuir para preservá-la. É importante destacar que as florestas de conservação e de produção convivem, sendo que as segundas asseguram a sustentabilidade das primeiras, até porque nos cerca de 3 milhões hectares de floresta em Portugal (36% do território) é crítico garantir a salvaguarda dos valores naturais, tal como a sustentabilidade dos espaços florestais, sem esquecer que a produção florestal ocupa também um papel relevante.

O que leva a The Navigator a apostar no lançamento de um website dedicado ao tema da biodiversidade? Qual o seu propósito?

Este projecto nasce do propósito da empresa em partilhar com a sociedade o seu saber, experiência e recursos em busca de um futuro melhor.

A nossa estratégia assenta na premissa de que para conservar os valores naturais temos de os conhecer. É o que temos feito nas nossas florestas, onde se encontram identificadas mais de 1000 espécies e subespécies de flora e de fauna.

Com o objectivo de partilhar a riqueza do nosso capital natural, dar visibilidade ao conhecimento que já adquirimos, mas também ao que precisamos de conhecer melhor, alertando para os desafios que enfrenta […]

Continue a ler este artigo em Público.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: