unac

Árvore do Ano 2023: Anúncio do vencedor

A inclusão também já chegou à floresta!

O Eucalipto de Contige é o vencedor da 6ª edição nacional da Árvore do Ano, e irá representar Portugal no concurso internacional deste ano. Depois das edições anteriores premiarem exemplares notáveis de espécies autóctones ou ornamentais, este ano o público elegeu o Eucalipto de Contige, localizado na freguesia e concelho de Satão, com 3.046 votos, numa das votações mais renhidas de sempre entre os 3 primeiros lugares.

Considerada pela Universidade de Aveiro “a maior árvore classificada de Portugal”, a sua plantação remonta a 1878, quando se abriu a Estrada das Donárias. Este exemplar com aproximadamente 140 anos manteve-se apesar de todas as intervenções urbanísticas e rodoviárias na sua envolvente.

Este eucalipto está classificado como de interesse público desde agosto de 1964, onde pelas suas dimensões já era uma árvore notável. Julga-se que a sua plantação por volta de 1870 esteve ligada à celebração do nascimento de uma das filhas do proprietário – Dr. Luís Xavier.

Numa espécie que nem sempre é bem-amada por alguns setores da sociedade, da qual ouvimos falar, na maioria das vezes, numa perspetiva depreciadora, será que existe uma nova geração na opinião pública para a qual o eucalipto é encarado em pé de igualdade com as restantes árvores, sendo a sua beleza e porte alvo de atenção, justificando que há espaço para todos.

Ao pódio sobem também, em segundo lugar, a Azinheira de Alportel (São Brás de Alportel, Faro) com 2.879 votos e, em terceiro, o Castanheiro Gigante de Guilhafonso (Pêra do Moço, Guarda) com 2.863 votos.

O público decidiu entre 10 árvores candidatas, num total de votos registados de 20.073. Os resultados finais da votação foram:

  1. Eucalipto de Contige | Satão, Viseu
  2. Azinheira de Alportel| São Brás de Alportel, Faro
  3. Castanheiro Gigante de Guilhafonso | Pêra de Moço, Guarda
  4. Oliveira Real| Pedras d’El Rei, Tavira
  5. Plátano do Palácio da Anadia | Mangualde, Viseu
  6. Oliveira dos Faraós | Mouriscas, Abrantes
  7. Metrosídero ou Árvore-do-Fogo |Mafra
  8. Oliveira Milenar | Lagoa
  9. Oliveira de Casais de São Brás | Santarém
  10. Carvalho de Calvos | Póvoa de Lanhoso

O Eucalipto de Contige irá representar Portugal no concurso europeu Tree of the Year, cujas votações decorrerão on-line durante o mês de fevereiro de 2023. As histórias das dez árvores nacionais que estiveram a concurso encontram-se disponíveis em: https://portugal.treeoftheyear.eu, bem como os resultados do concurso nacional.

Fonte: UNAC


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: