galinha

2022 é o ano com a maior epidemia de gripe aviária na Europa

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) e o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDCrevelaram que a Gripe Aviária de Alta Patogenicidade (GAAP) teve a mais elevada incidência de sempre na Europa.

Entre outubro de 2021 e setembro de 2022, foram registados 2 520 surtos em aves domésticas, 227 surtos em aves em cativeiro e 3 867 em aves selvagens num total de 37 países europeus. Cerca de 50 milhões de aves foram abatidas nas explorações afetadas.

Em Portugal, entre 30 de novembro de 2021 e 29 de setembro de 2022 foram confirmados 31 focos de GAAP do subtipo H5N1: 19 focos em aves domésticas, incluindo explorações comerciais de perus, galinhas e patos, uma coleção privada de aves, capoeiras domésticas e aves mantidas em parque urbano e 12 ocorrências em aves selvagens.

O último foco em aves de capoeira foi confirmado a 29 de setembro numa exploração comercial de perus de engorda localizada na freguesia de Abrigada e Cabanas de Torres, concelho de Alenquer, distrito de Lisboa; no dia 21 de setembro identificaram-se ainda duas aves selvagens positivas nas praias de Francemar, Vila Nova de Gaia e Fonte da Telha, Almada, respetivamente.

Artigo publicado originalmente em Vida Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: