Enquadramento
O curso de Agricultura Sustentável promove a aquisição de conhecimentos e competências que permitam a implementação dos princípios de produção agrícola sustentável numa exploração agrícola, através do conhecimento acerca dos fatores do solo e do clima e das plantas, reconhecendo as sinergias entre todos os elementos dos sistemas agrícolas e a necessidade de assegurar a sua sustentabilidade, a par do interesse económico da atividade agrícola. O curso aborda igualmente o tratamento e eliminação de resíduos e efluentes agrícolas, numa perspetiva de economia circular.
Enquadra-se na formação base definida pelo PDR2020, elegível para candidaturas a projetos de Jovem Agricultor e Reserva Nacional de Direitos de Regime de Pagamentos Base (RPB).
Destinatários
Jovens Agricultores, agricultores, trabalhadores agrícolas e outros interessados nesta temática.
Objetivos
- Identificar os elementos constituintes de um solo, as características dos principais tipos de solo e os fatores que influenciam a sua produtividade e conservação.
- Identificar os fatores do clima e a sua influência na agricultura.
- Reconhecer a constituição das plantas e as suas principais funções fisiológicas, tendo em vista o seu cultivo para aproveitamento económico.
- Identificar os princípios da produção agrícola sustentável.
- Eliminar e tratar os resíduos e efluentes da exploração agrícola.
Conteúdos programáticos
- Solo
- Clima
- Botânica agrícola
- Relação solo-planta-clima-ambiente
- Resíduos e efluentes das explorações
- Produção agrícola sustentável
Requisitos Técnicos
-
- Idade: ≥18 anos
- Escolaridade mínima: 9º ano
Metodologia / Avaliação / Certificação
A metodologia utilizada é ativa, centrada no participante, com recurso a diversas técnicas de formação tais como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de caso, trabalho individual e de grupo, privilegiando-se a interação entre o grupo.
A avaliação é realizada mediante atividades que podem assumir a forma de testes, exercícios ou trabalhos individuais e em grupo, a aplicar ao longo do curso.
Entregue Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho aos formandos que concluírem com aproveitamento.