farm land

LIFE Scrubsnet: Cuidar do Solo em Primeiro Lugar

O Projeto LIFE Scrubsnet “Regeneration and improvement of dehesas through the appropriate management of scrubland/shrub areas” explora o potencial da gestão dos matos como forma de regenerar e melhorar o Montado e Dehesas (homólogo do Montado em Espanha). Nesse sentido e como o solo é a base de todo o sistema, os investigadores do MED que integram a equipa do projeto pela Universidade de Évora deram início aos trabalhos através de um olhar atento às condições do solo.

O trabalho começou com a recolha de amostras de solo nas duas propriedades integradas no projeto e que serão alvo de intervenção: Terra das Freiras e Grupo de São Mateus, ambas localizadas no Sítio de Importância Comunitária (SIC) de Monfurado, da Rede Natura 2000, em Montemor-o-Novo.

A maioria dos solos no Alentejo é ácida e apresenta uma alta toxicidade por manganês, resultando num solo pouco propício para o crescimento de diversas plantas. Assim, uma das soluções em análise é a aplicação de calcário dolomítico, considerada como a técnica mais eficiente para correção de acidez nos solos.

Comprovada a elevada acidez dos solos recolhidos, através de análises laboratoriais (componentes física e química), fez-se a aplicação do calcário dolomítico no solo das duas herdades. Espera-se que na próxima primavera já se consigam observar os primeiros resultados desta ação.

O Projeto LIFE Scrubsnet (LIFE20 NAT/ES/000978) é cofinanciado pelo programa LIFE da União Europeia. Se quiser saber mais informação sobre o projeto LIFE Scrubsnet, pode visitar o site https://lifescrubsnet.eu/ ou acompanhar as redes sociais do projeto: https://www.facebook.com/LifeScrubsnethttps://www.instagram.com/lifescrubsnet/

Artigo publicado originalmente em MED.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: