eucalipto

O que distingue a Árvore do Ano que vai agora disputar o concurso europeu

O Eucalipto de Contige venceu a competição nacional, na votação mais renhida de sempre, na qual participaram 10 árvores. A Azinheira de Alportel conquistou o segundo lugar e em terceiro ficou o Castanheiro Gigante de Guilhafonso.

Um eucalipto que terá quase 150 anos foi eleito pelos portugueses como Árvore do Ano num concurso organizado pela União da Floresta Mediterrânica (UNAC). Foi classificada pela Universidade de Aveiro como a maior do país e fica na localidade de Contige, no concelho de Sátão, daí o nome pelo qual foi batizada – Eucalipto de Contige.

Mesmo junto à Estrada Nacional 229, que liga Viseu a Sátão, ergue-se a árvore imponente, que segundo registos locais terá sido plantada quando se construiu a Estrada das Donárias, em 1878.

A árvore de grandes porte está classificada como de interesse público desde agosto de 1964. Há várias teorias sobre a data da plantação do eucalipto centenário, uma delas é que possa estar ligada à celebração do nascimento de uma das filhas do então proprietário. […]

Continue a ler este artigo em SIC Notícias.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: