Estamos no concelho do Alandroal, numa magnífica paisagem com o Alqueva, para dar voz ao evento “Soil to Soul”, solo para a alma, em português. Um evento que procura mostrar caminhos do futuro, numa cadeia de valor que começa na terra, na produção de alimentos mais saudáveis até que cheguem à nossa mesa e ao nosso prato. Vamos tentar compreender, neste Hora d´Agir, as vantagens duma agricultura biológica e sustentável. Uma agricultura que não degrada os solos, que preserva as paisagens, que é boa para o ordenamento do território e que pode até contribuir para evitar incêndios florestais.
Uma agricultura que consome menos água, que utiliza menos químicos e que pode contribuir também para o desenvolvimento do turismo dos territórios de baixa densidade. Uma agricultura que pode produzir produtos que sejam melhores para a nossa saúde.
Vamos hoje conversar com João Maria Grilo que é Presidente da Câmara do Alandroal e anfitrião deste evento; com David de Brito que é empreendedor na área do Turismo e que desenvolve também a atividade da agricultura biológica no Terramay; e Paulo Amado que é fundador do Congresso dos Cozinheiros e uma das personalidades mais influentes do universo gastronómico português.