fome

Mudar o futuro da produção alimentar com o 5G

A indústria agroalimentar está cada vez mais inteligente e sustentável e já há pioneiros 5G a afirmar-se como um ingrediente-chave nessa transformação.

Graças ao 5G, os alimentos já podem chegar aos pratos dos consumidores de forma mais rápida, eficiente e segura. Na transformação da indústria agroalimentar rumo a um horizonte mais inteligente e sustentável, a tecnologia 5G é um ingrediente-chave capaz de revolucionar o modo como os nossos alimentos são produzidos.

Tudo começa nos campos, onde a agricultura de precisão tem vindo a conquistar terreno, implementando sistemas de produção mais modernos e competitivos. O advento do 5G é a semente da mudança que tem contribuído para que soluções de inteligência artificial, robótica, realidade aumentada e realidade virtual (AR/VR), biotecnologia e big data sejam presença cada vez mais notória no dia a dia das explorações agrícolas.

Com o 5G, a aliança entre a tecnologia e a sustentabilidade é chão que já está a dar frutos e exemplos não faltam: desde ferramentas que permitem avaliar a qualidade dos solos e ajustar as necessidades de rega e a aplicação de fertilizantes, a drones que facilitam o controlo das pragas ou algoritmos que potenciam a produtividade e longevidade dos solos e minimizam os impactos ambientais, entre muitas outras opções. Numa indústria onde as preocupações com o bem-estar animal são uma exigência crescente, destaca-se também o contributo de dispositivos inteligentes que ajudam a monitorizar a saúde e o bem-estar dos animais na atividade pecuária.

Indústria alimentar mais produtiva e sustentável graças ao 5G

Dos campos para o chão das fábricas, o universo de oportunidades gerado pelo 5G continua em expansão. Esta tecnologia traz consigo a capacidade de transformar significativamente os processos industriais e elevar a eficiência, a produtividade e a competitividade da indústria a novos patamares, alavancando igualmente a segurança e a sustentabilidade ao longo de toda a cadeia. A estimativa é de que o 5G ajude a tornar a indústria 20 a 30% mais produtiva nos mais variados quadrantes e o sector alimentar não é exceção. Com o 5G, está aberto o caminho para a indústria 4.0, em que a inovação chega trazida pela digitalização, a robotização, tecnologias de AR/VR e Internet of Things (IoT).

O salto tecnológico alcançado com o 5G na indústria […]

Continue a ler este artigo em Expresso.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: