Picante, ácido e salgado, o Queijo de Azeitão DOP fica bem em qualquer mesa

Viajou da serra da Estrela até à Arrábida trazendo na bagagem a receita. No caminho, transformou-se num produto DOP que é emblema da região. “Da terra à mesa” é um projeto Boa Cama Boa Mesa que dá a conhecer os produtos portugueses a partir de histórias inspiradoras e de sucesso, desde a produção até ao consumidor, em casa ou no restaurante.

Corria o século XIX quando, da então longínqua serra da Estrela, chegaram à região de Setúbal as primeiras ovelhas e as técnicas de produção. Mas se o objetivo inicial passava por reproduzir o já afamado queijo da serra, a serra da Arrábida acabou por conferir ao queijo, produzido nos concelhos de Palmela, Sesimbra e Setúbal, uma identidade própria, dando origem ao Queijo de Azeitão DOP.

Produzido manualmente a parir de leite cru de ovelha, o Queijo de Azeitão “dá um bocado de trabalho”, garante Rui Simões, da Queijaria Simões. Elaborado por fases, desde a “receção do leite, a fase do aquecimento, a fase do coalhar”, dá origem a um queijo que “é como os rapazes pequenos, hoje estão-se a […]

Continue a ler este artigo em Expresso.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: