ADACB adere ao CeCAFA

O pedido da Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco de adesão ao CeCAFA – Centro de Competências para agricultura familiar e agroecologia, foi apreciado na Assembleia Geral, realizada no dia 30 de janeiro de 2023, tendo sido aprovado por unanimidade.

A adesão da ADACB ao ceCAFA permite a concretização de ações e projetos comuns de acordo com a agenda de Investigação e Inovação 2022/2030, nomeadamente:

– Contribuir para uma transição justa e inclusiva dos agricultores/as familiares no quadro do ajustamento inerente ao cumprimento do Pacto Ecológico Europeu e da Estratégia do Prado ao Prato para um Sistema Alimentar Justo, Saudável e Respeitador do Ambiente.

– Promover a afirmação do modelo agroecológico, nos seus aspetos ambiental, económico e social e a aposta em circuitos curtos de comercialização e, consequentemente, a sustentabilidade do modelo produtivo, de transformação e de comercialização, a promoção de sistemas alimentares sustentáveis com a salvaguarda da saúde dos consumidores e dos agricultores/as e o equilíbrio dos ecossistemas agrários.

– Apoiar a promoção do conhecimento e das competências, ao nível das explorações agrícolas familiares, da eficiência energética e do uso de energias renováveis, a economia circular e a autonomia das explorações, a adaptação/mitigação às alterações climáticas e a gestão eficiente de recursos naturais, como a água, o solo, o ar e a biodiversidade.

– Contribuir para o reconhecimento e promoção dos conhecimentos tradicionais agroecológicos, a partir de um diálogo horizontal entre diferentes saberes e conhecimentos relevantes, que se respeitam e complementam.

– Criar e apoiar dinâmicas que visem a valorização profissional, remuneratória, económica e social dos agricultores e agricultoras, bem como a sustentabilidade financeira, a renovação geracional das explorações agrícolas familiares em Portugal e o acesso à terra, assim como o reforço do papel da mulher rural e da igualdade de género no sector agrícola. o desenvolvimento deste tipo de agricultura nesta região.

Fundão, 31 de janeiro 2023

A Direção da ADACB

Fonte: ADACB


Publicado

em

,

por

Etiquetas: