Está em curso uma petição de proteção à herança rural da Europa, numa iniciativa de cidadania europeia que para obter resposta da Comissão precisa de conseguir, pelo menos, um milhão de declarações e o número mínimo exigido em sete países.
A European Livestock (um grupo diverso de parceiros da fileira pecuária da União Europeia) desafia 1 milhão de cidadãos a manifestarem o seu apoio às comunidades rurais da UE, através da assinatura da Petição: «Proteger o património rural, a segurança alimentar e o aprovisionamento da União Europeia» [Protect Our Rural Heritage].
As regiões rurais da Europa estão a perder o seu património, as suas indústrias, as suas populações e os seus valores, o que ameaça a segurança alimentar e o aprovisionamento de toda a UE. A fim de preservar as singularidades destas regiões para as gerações futuras e de garantir a longevidade das comunidades produtoras de alimentos é necessário que a União Europeia renove e atualize o seu compromisso de promover o património regional, o crescimento rural sustentável e o aumento do nível de vida.
A iniciativa de cidadania apela à UE para que modernize os seus compromissos rurais, a fim de ter em conta a necessidade de reforçar a segurança alimentar, o aprovisionamento de materiais agrícolas e a proteção do modo de vida rural, designadamente das suas populações, dos seus valores e dos seus meios de subsistência.
A petição decorre até 2 de Novembro de 2023. Para obter uma resposta da Comissão Europeia, a iniciativa tem de conseguir, pelo menos, um milhão de declarações de apoio e o número mínimo exigido em setes países (de acordo com uma percentagem atribuída a cada EM – em Portugal representa 14.805 assinaturas).
Assinar a petição: https://protectruralheritage.com
Fonte: CAP