Numa carta aberta dirigida ao primeiro-ministro, António Costa, a plataforma considera “vergonhosa” a forma como Maria do Céu Antunes compactua com este negócio. Pede ao Governo que acompanhe o entendimento do Parlamento Europeu.
A PATAV (Plataforma Anti-Transporte de Animais Vivos) insurge-se, numa carta aberta dirigida a António Costa, contra o posicionamento da ministra da Agricultura relativamente ao transporte de animais vivos por via marítima. Na carta, a que o NOVO teve acesso, a plataforma acusa Maria do Céu Antunes de recorrer a falácias e a argumentos utópicos para se opor a uma iniciativa de alguns Estados-membros de substituir a exportação de animais vivos pela exportação de carcaças.
A posição da ministra foi apresentada no âmbito do Conselho da Agricultura e Pescas da União Europeia (AGRIFISH). “Pela voz da ministra da Agricultura, Maria do Céu [Antunes], os portugueses tiveram conhecimento de que o país é favorável à continuação do transporte de animais vivos por via marítima (…) A ministra defendeu a continuação desta actividade argumentando que o transporte é essencial ao normal funcionamento do sector da produção animal, compactuando com o facto de no ano passado […]