A CNA promove uma iniciativa de celebração do 45.º Aniversário, no próximo dia 26 de Fevereiro de 2023, na Escola Superior Agrária de Coimbra. A iniciativa contará com a apresentação dos resultados do projecto “Valorizar a Agricultura Familiar” e uma Sessão sobre os 45 anos de vida e luta da CNA, com a participação do Senhor Presidente da República.
A seguir ao Encontro realizar-se-á um almoço de confraternização dos agricultores e agricultoras e de todos os amigos da CNA e filiadas.
45 anos de vida e luta, sempre com os agricultores
A 26 de Fevereiro de 1978 nascia, em Coimbra, no Encontro das Organizações da Lavoura e dos Agricultores do Minho, Douro, Trás-os-Montes e Beiras (e delegações de outras regiões) aprovou a Carta da Lavoura Portuguesa e criou organização dos pequenos e médios agricultores, dos compartes e do Mundo Rural, a Confederação Nacional da Agricultura – CNA.
Hoje, 45 anos depois, afirmamos que valeu a pena.
A CNA reafirma que melhor estaria a Agricultura se os sucessivos governos tivessem ouvido a nossa voz, cumprindo a Carta da Lavoura e das propostas que ao longo destes anos – sempre com os agricultores – continuamos a discutir, a actualizar e a reclamar.
Reafirmámo-lo em Viseu no 9.º Congresso da CNA. Com mais de um milhar de participantes, com numerosos convidados nacionais e internacionais constataram-se os problemas e apontaram-se soluções. Do 9.º Congresso da CNA saímos mais fortes e convictos de que, com a Agricultura Familiar, há soluções para os problemas da produção agrícola e da alimentação com a adopção das 12 Medidas Urgentes para Salvar a Agricultura Nacional.
As Agricultoras e os Agricultores podem contar com a CNA e Filiadas, em defesa da Agricultura Familiar e da Soberania Alimentar e por um Mundo Rural Vivo!
Coimbra, 10 de Fevereiro de 2023
A Direcção da CNA
Fonte: CNA