A greve às horas extraordinárias dos trabalhadores da Silopor está a deixar vários navios com cereais por descarregar. As associações do setor alertam que nos próximos dias os animais poderão não ter ração suficiente para serem alimentados e que poderão faltar produtos nas prateleiras dos supermercados.
As associações do setor da pecuária e agroalimentar alertam que a produção de pão, massas, carne, ovos e lacticínios pode estar ameaçada devido à greve às horas extraordinárias dos trabalhadores da Silopor, que gere os terminais da Trafaria, em Almada e do Beato, em Lisboa.
Esta paralisação está a deixar vários navios por descarregar e as associações avisam que Portugal pode já só ter cereais para duas semanas. Nos próximos dias os animais poderão não ter ração suficiente para serem alimentados e que poderão faltar produtos nas prateleiras dos supermercados.
A Associação dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais diz que há vários navios de cereais da Ucrânia, da Bulgária e da Roménia, que estão a descarregar pouco mais de metade da matéria-prima.
Com estes terminais a meio-gás, por onde passam 60% dos cereais importados, a Associação garante que vão ser transferidas descargas para o porto de Setúbal.