Exportações de vinhos portugueses batem recorde em 2022

As exportações de vinhos portugueses atingiram um valor recorde de 941 milhões de euros em 2022. Segundo dados divulgados pela ViniPortugal, significa um aumento de 1,52% face ao ano anterior.

Os países da União Europeia representam 427 milhões de euros. Já os países terceiros representam 499 milhões de euros do valor total das exportações.

Em termos de mercados, França mantém a liderança no que diz respeito às exportações, com um valor de 111 milhões de euros e um crescimento de 3,2% em comparação com 2021. Logo de seguida temos os Estados Unidos da América com 105 milhões de euros. Em terceiro lugar encontra-se o Reino Unido com 83 milhões de euros.

Uma das maiores subidas foi o mercado angolano com um crescimento de 103,6%, seguido do México com 74,6% e do Japão com 24,5%.

O presidente da ViniPortugal, Frederico Falcão, afirma que “tal como estimámos no início, as nossas exportações voltaram a atingir o recorde, chegando aos 941 milhões de euros”. Para este ano, “queremos chegar aos mil milhões de euros, assentando este crescimento no aumento do preço médio. É para isso que estamos a trabalhar, quer na promoção nos mercados tradicionais, como na abertura de novos mercados onde o potencial de crescimento é grande”.

O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: