Como é medido o crescimento de um animal pecuário?
Regra geral, é medido através do Ganho Médio Diário (GMD), ou seja, quantos Kg um animal ganhou num dia.
O que é o crescimento compensatório?
É um GMD acima do normal, para aquele animal, naquele período de tempo.
Quando ocorre?
Quando o animal é sujeito a uma restrição alimentar durante determinado período de tempo e, posteriormente, essa restrição alimentar desaparece.
O que é uma restrição alimentar?
Poderá ser em quantidade (kg de alimento disponibilizado) ou em qualidade (erva seca ou erva verde).
Exemplo prático
Animais em apascentação, no verão chove menos, logo, existe menor quantidade de erva, regra geral, a erva é mais seca ou até mesmo seca (menor qualidade), o animal passa por uma “restrição alimentar” que não coloca em causa o seu bem-estar e necessidades fisiológicas, mas que não lhe permite atingir todo o seu potencial de crescimento (GMD inferior).
Quando é usado o crescimento compensatório?
Na nossa região, é muitas vezes utilizado pelos nossos produtores de forma empírica no chamado ACABAMENTO.
Quando os produtores têm os animais em pastagens (vão mudando de um poio para outro, conforme a disponibilidade de erva), poderá existir a tal restrição alimentar em termos de qualidade ou até mesmo de quantidade.
No mês ou meses anteriores ao abate, recolhem o animal ao palheiro (estábulo) para o engordar de forma intensiva, disponibilizando para isso ração (ou maiores quantidades da mesma em comparação de quando os animais estavam na pastagem). Deixa de haver restrição alimentar, permitindo um GMD superior por força do crescimento compensatório.
Artigo publicado originalmente em DICAs.