Alertas de saúde nas bebidas alcoólicas? Portugal está contra e teme que medida seja adotada na UE

Portugal tem altos consumos de álcool. Está entre os nove países produtores de vinho da União Europeia que contestam a medida.

Portugal está contra a proposta de alertas de saúde nos rótulos das bebidas alcoólicas. A Comissão Europeia autorizou a Irlanda a avançar com esta medida.

Portugal já tomou uma posição pública sobre o assunto. É um dos nove países produtores de vinho da União Europeia a contestarem a decisão da Comissão Europeia que autoriza a Irlanda a colocar alertas de saúde nos rótulos de bebidas alcoólicas.

A Sociedade Portuguesa de Alcoologia diz que o consumo em Portugal é um problema grave que tem de ser combatido de frente. Defende que a questão dos alertas nos rótulos só por si não será suficiente. Terão de ser implementadas um pacote de medidas que passem também pelo tratamento e prevenção.

Os comerciantes e exportadores de vinhos e bebidas espirituosas consideram que é importante sublinhar os diferentes padrões de consumo na União Europeia.

A Irlanda precisou de aguardar pela luz verde da Comissão Europeia nesta questão já que a rotulagem tem implicações no comércio e na livre circulação de produtos no mercado único. Até 2026, todos os rótulos de bebidas alcoólicas irlandesas terão de conter avisos de saúde.

Veja a reportagem na SIC Notícias.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: