Broa de Avintes: como esta não há nenhuma

Típica da vila que lhe dá nome, a Broa de Avintes carrega o peso da tradição. Muito consumida a norte, especialmente em épocas festivas, tem uma cor, um sabor e um formato diferentes do habitual. Na Padaria Arminda & Neto, a mais antiga da freguesia, é confecionada há mais de 200 anos pela mesma família. “Da Terra à Mesa” é um projeto Boa Cama Boa Mesa que dá a conhecer os produtos portugueses a partir de histórias inspiradoras e de sucesso, desde a produção até ao consumidor, em casa ou no restaurante.

Uma das mais conhecidas broas do país, principalmente a norte, é também um motor de promoção da vila de Avintes, em Vila Nova de Gaia, a “Terra da Broa”. É confecionada com uma mistura de farinha de milho e de centeio, tem uma cor escura, um paladar específico, um formato particular, de paralelepípedo, é densa e muito húmida.

Segundo dados fornecidos pela Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, “o fabrico de pão de milho em Avintes deve-se ao rei D. Dinis (1261-1325) quando o monarca proibiu a cozedura de pão no Porto”, tendo as padeiras de trigo ido para Valongo e as de milho para Avintes. Contudo, acrescenta a mesma fonte, “o fabrico da atual Broa de Avintes só é citado pela primeira vez num […]

Continue a ler este artigo em Expresso.


Publicado

em

por

Etiquetas: