No “PINUSPRESS” N.º56 – edição de inverno, celebramos um momento histórico para o Centro PINUS e que é também um contributo para a sustentabilidade da floresta portuguesa.
Contamos a história do Pomar de Chamosinhos. Entre janeiro e fevereiro deste ano, teve início a primeira colheita de semente mais produtiva e que vai permitir a arborização de novas áreas de pinhal-bravo. Esta campanha reuniu 3,5 toneladas de pinha, o que segundo a nossa estimativa dará plantas suficientes para arborizar 1 592,5 hectares.
Instalado há 23 anos no norte do país, em Valença, este Pomar tem tido o acompanhamento científico do INIAV. Agora, algumas das suas árvores têm padrinhos especiais, como o Secretário de Estado com a tutela das Florestas, João Paulo Catarino, que visitou o local em fevereiro e acompanhou o trabalho dos escaladores do CENASEF.
Neste PINUSPRESS destacamos, ainda, o novo Barómetro de Investimento Florestal com dados de 2022 e que permite acompanhar o cumprimento das metas políticas do setor florestal. Este indicador resultou da parceria iniciada com a ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável no projeto ForestWatch e será atualizado anualmente num compromisso assumido conjuntamente com a ONGA.
Leia estas e mais notícias na cópia digital do PINUSPRESS56 aqui.
O boletim em papel do Centro PINUS é uma publicação gratuita trimestral que disponibiliza informação exclusiva sobre a Fileira do Pinho. Convidamos a conhecer as edições de anos anteriores aqui.
Receba o seu exemplar gratuitamente pelo correio. Faça o seu pedido com a morada de envio para: info@centropinus.org.
A edição do PINUSPRESS56 teve o financiamento do PDR2020.
Artigo publicado originalmente em Centro PINUS.