Um Bairrada é sempre um Bairrada – Diogo Lopes

Já todos conhecem a riqueza dos tintos desta região e da sua casta rainha, a Baga, importa também dar uma oportunidade aos brancos bairradinos. Estão entre os melhores vinhos que têm surgido por cá.

Declaração de interesses. Estas sugestões estão fortemente contaminadas por um gosto, dependência e entusiasmo crónicos em torno do maravilhoso património de variedades brancas portuguesas e dos vinhos de qualidade Mundial que daí resultam. Falo daqueles vinhos que nos trazem a combinação perfeita: castas, solo argilo-calcário e influência atlântica.

Kompassus Private Collection branco 2017
Em Portugal, a Bairrada é um dos paraísos dos verdadeiros vinhos de terroir. A combinação dos solos argilo-calcários com o clima e as suas castas permite criar vinhos verdadeiramente únicos e diferenciadores, emblemas genuínos da terra onde nascem. Um Bairrada é sempre um Bairrada. E se já toda a gente conhece bem a riqueza dos tintos desta região e da sua casta rainha, a Baga, importa também dar uma oportunidade aos brancos bairradinos, que estão entre os melhores vinhos que têm surgido em Portugal.

Enófilo que se preze não escapa a ter uma boa parte da garrafeira reservada aos Bairrada, mais novos ou mais antigos, muitas vezes verdadeiras pérolas a preços interessantíssimos. Mas nesta região temos que particularizar os vinhos Kompassus, […]

Continue a ler este artigo em Público.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: