O município de Gouveia, no distrito da Guarda, vai organizar, nos dias 07 e 08 de abril, mais uma edição do Mercado do Queijo da Serra da Estrela, para “valorização, promoção e comercialização” do produto.
Segundo a autarquia presidida por Luís Tadeu, o certame “de valorização, promoção e comercialização do Queijo Serra da Estrela DOP (Denominação de Origem Protegida) e de outros produtos endógenos da serra da Estrela” irá decorrer no Mercado Municipal de Gouveia.
A autarquia assegurou, em comunicado hoje enviado à agência Lusa, que o Mercado do Queijo, a realizar na semana na Páscoa, vai reunir pastores, produtores e queijarias de Queijo da Serra da Estrela.
“A atividade visa valorizar e reunir toda a fileira produtiva deste produto endógeno, de relevância primordial para o concelho de Gouveia, implementando espaços de degustação e comercialização do principal queijo português”.
O Mercado do Queijo da Serra da Estrela é organizado pelo município de Gouveia, em colaboração com a APROSE – Associação dos Pastores e Produtores de Queijos da Serra da Estrela, do Instituto de Gouveia – Escola Profissional e da Estrelacoop – Cooperativa dos Produtores de Queijo Serra da Estrela.
De acordo com a nota, “podem participar no Mercado do Queijo todos os produtores de Queijo Serra da Estrela e de produtos endógenos”.
As inscrições para participação no certame anual estão abertas até ao dia 15, devendo os interessados preencher a ficha de inscrição disponibilizada pela organização na página oficial da internet do município (https://www.cm-gouveia.pt/) e remetê-la para a Câmara Municipal de Gouveia por ‘email’ (para mercadomunicipal@cm-gouveia.pt) ou entregá-la presencialmente no Posto de Turismo de Gouveia.
A região demarcada de produção do queijo Serra da Estrela abrange os municípios de Carregal do Sal, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Mangualde, Manteigas, Nelas, Oliveira do Hospital, Penalva do Castelo, Seia, Aguiar da Beira, Arganil, Covilhã, Guarda, Tábua, Tondela, Trancoso e Viseu.
A Estrelacoop – Cooperativa dos Produtores de Queijo Serra da Estrela, com sede em Celorico da Beira, no distrito da Guarda, iniciou o processo de candidatura do queijo Serra da Estrela DOP a Património Imaterial Mundial da UNESCO.
Segundo o seu presidente, Joaquim Lé de Matos, o processo tem dois momentos – o primeiro relacionado com a criação da equipa técnica e científica que vai preparar a candidatura e o segundo diz respeito à angariação de fundos para suportar a preparação do processo a submeter à Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
O propósito da Estrelacoop é ver reconhecido o processo do “saber fazer” do queijo Serra da Estrela, produzido com leite de ovelha das raças Serra da Estrela ou Churra Mondegueira, e que remonta ao século XI, referiu o responsável à agência Lusa, no dia 18 de fevereiro, na inauguração da 46.ª Feira do Queijo Serra da Estrela de Seia.