A revista Grandes Escolhas elegeu os cinco melhores vinhos de 2022: Melhor Espumante, Melhor Vinho Branco, Melhor Vinho Rosé, Melhor Vinho Tinto e Melhor Vinho Fortificado. Foram ainda premiados restaurantes, sommeliers, projetos de enoturismo e viticultura, produtores, garrafeiras e adegas, nos ‘20 Troféus Grandes Escolhas’, que distinguiram os melhores em cada categoria, segundo o critério dos jornalistas da revista.
Já são conhecidos os vencedores dos Prémios Grandes Escolhas 2022, revelados na cerimónia de entrega de prémios que se realizou no dia 3 de março, em Sangalhos, com a presença de dezenas de produtores e outros profissionais da área. Dos 30 melhores vinhos portugueses de 2022, segundo a redação da Grandes Escolhas, saíram vencedores o ‘Murganheira Assemblage Távora-Varosa Grande Reserva Espumante branco 2005’, na categoria de Melhor Espumante, ‘Anselmo Mendes Parcela Única Vinho Verde Monção e Melgaço Alvarinho branco 2019’, como Melhor Vinho Branco, ‘Kompassus Coleção Privada Tête de Cuvée Nature Bairrada Baga rosé 2017’, o Melhor Vinho Rosé, ‘Casa da Passarella Vindima Dão tinto 2011’, na categoria de Melhor Vinho Tinto, e a distinção de Melhor Vinho Fortificado foi para o ‘Kopke Porto 50 Anos branco’.
No decorrer da cerimónia, foram também atribuídos os 20 Troféus Grandes Escolhas, nas diversas categorias: Restaurante Cozinha Tradicional Portuguesa 2022 – ‘DeRaiz, Rebordinho, Viseu’; Restaurante Cozinha do Mundo 2022 – ‘Ruvida, Lisboa’; Restaurante 2022 – ‘Prado, Lisboa’; Sommelier 2022 – ‘Ricardo Morais, Amorim Luxury Group’; Prémio David Lopes Ramos 2022 – ‘Ricardo Nogueira do restaurante Mugasa, em Sangalhos’; Loja Gourmet 2022 – ‘Pátio das Marias, Porto’; Garrafeira 2022 – ‘Estado d’Alma, Lisboa’; Wine Bar 2022 – ‘Garage Wines Wine Bar, Matosinhos’; Enoturismo 2022 – ‘Quinta de Ventozelo, Douro’; Iniciativa do Ano 2022
– ‘Amphora Wine Day, da Herdade do Rocim’; Viticultura 2022 – ‘Ana Mota, da Amorim Family Estates’; Adega Cooperativa 2022 – ‘Adega Ponte da Barca e Arcos de Valdevez’; Produtor Revelação 2022 – ‘Quinta Dona Sancha, Dão’; Produtor 2022 – ‘Herdade da Lisboa, Alentejo’; Empresa Vinhos Generosos 2022 – ‘Sociedade Vinícola de Palmela, Península de Setúbal’; Empresa 2022 – Aveleda, várias regiões; Prémio Singularidade 2022
– ‘Lés a Lés, várias regiões’; Enólogo Vinhos Generosos 2022 – Johnny Graham, da Churchill’s; Enólogo 2022 – Diogo Lopes, Adega Mãe e outras; Senhor/a do Vinho 2022 – ‘Leonor Freitas, Casa Ermelinda Freitas’.
“Este é um evento que ano após ano assume uma maior complexidade no que respeita à eleição e escolha dos melhores, dada a excelência do que temos em Portugal no setor vitivinícola e gastronómico. É sempre um desafio escolher entre tanta qualidade, tendo por base critérios de objetividade, rigor, isenção e profissionalismo, dentro do que é possível nestas áreas”, afirma João Geirinhas, diretor de negócio da revista Grandes Escolhas.
Para além dos prémios já referidos, foram ainda anunciados os Melhores Vinhos por região, num total de 299 vinhos.
De acordo com Luís Lopes, diretor da revista, “Conseguimos reunir, nesta edição, inúmeros protagonistas do mundo dos vinhos e da restauração/gastronomia, que são a prova viva que o nosso país se destaca nestes setores. Para a nossa equipa foi um enorme prazer premiar os melhores de 2022 sejam eles produtores de vinho, chefs de cozinha, enólogos, viticólogos, sommeliers, comerciais, proprietários de restaurantes e outros profissionais da área, se bem que esta tarefa vai sendo cada vez mais difícil tendo em conta a qualidade dos projetos. Mas diria que os vinhos portugueses estão de parabéns, e que o setor está cada vez mais consistente e mais forte para se impor também no mercado internacional”.
Além dos premiados, a Grandes Escolhas teve ainda a oportunidade de anunciar e apresentar três grandes novidades. O novo website, no qual os utilizadores podem não só saber mais acerca dos vinhos, como já acontecia anteriormente, mas agora também terão acesso à compra dos produtos, através de um protocolo de colaboração com as principais garrafeiras. “É como se fossemos o trivago ou o booking dos vinhos. Queremos tornarmo-nos o website de referência no que toca não só a informações sobre o mundo dos vinhos, como também o ‘go-to’ quando alguém pretende adquirir uma determinada garrafa. Além disso, acabámos também por fazer uma melhoria geral no website, tornando-o mais user friendly, mais moderno, mais rápido e funcional”, explica João Geirinhas.
O site conta atualmente com mais 100 mil visitantes mensais e meio milhão de visualizações de páginas também por mês e “por isso estamos apenas a tirar proveito deste interesse e a dar a todos os consumidores a oportunidade de ter toda a informação num só sítio, permitindo encontrar o que pretendem de uma forma mais rápida”, acrescenta o mesmo.
Quando o utilizador entra na página do vinho que pretende para ver as informações disponíveis como a classificação ou a descrição, encontrará um botão para comprar. Quando clicar, o website irá automaticamente buscar um print em tempo real da disponibilidade, em stock, para que possa ver, sem navegar fora do website, quais as garrafeiras que têm o produto disponível. Se encontrar o que pretende, é só clicar na garrafeira em questão e entrar diretamente na página do produto dessa mesma garrafeira, avançando com a compra.
Outra novidade anunciada foi a nova app da Grandes Escolhas que vai permitir que o utilizador, ao tirar uma foto ao rótulo, receba de imediato informações como a descrição do vinho, o preço médio, entre outras informações relevantes. “No caso da app Grandes Escolhas, a classificação será baseada na opinião dos nossos jornalistas e críticos, o que torna automaticamente este fator diferenciador perante o que já existe no mercado. Contamos que a mesma entre em funcionamento no início do verão”, esclarece João Geirinhas.
Os Prémios Grandes Escolhas, organizados pela revista Grandes Escolhas, vão já na sua sexta edição com a atual equipa, e podem ser vistos ou revistos online no site da Grandes Escolhas, uma vez que a cerimónia foi transmitida em streaming, ficando assim disponível a todos. A gala que distingue e premeia os melhores vinhos, bem como empresas, profissionais e instituições na área de vinhos e gastronomia, em Portugal, contou com mais de 800 convidados, que se no reuniram C.A.R. – Centro de Alto Rendimento (Velódromo), em Sangalhos para uma noite dedicada aos Melhores do Ano.
OS MELHORES VINHOS DO ANO
Melhor Espumante
Murganheira Assemblage Távora-Varosa Grande Reserva Espumante branco 2005 Soc. Agr. Com. do Varosa
Melhor Vinho Branco
Anselmo Mendes Parcela Única Vinho Verde Monção e Melgaço Alvarinho branco 2019 Anselmo Mendes Vinhos
Melhor Vinho Rosé
Kompassus Coleção Privada Tête de Cuvée Nature Bairrada Baga rosé 2017 Kompassus Vinhos
Melhor Vinho Tinto
Casa da Passarella Vindima Dão tinto 2011 O Abrigo da Passarela
Melhor Vinho Fortificado Kopke Porto 50 Anos branco Sogevinus Fine Wines
TROFÉUS GRANDES ESCOLHAS
Restaurante Cozinha Tradicional Portuguesa 2022 DeRaiz, Rebordinho, Viseu
Restaurante Cozinha do Mundo 2022 Ruvida, Lisboa
Restaurante 2022 Prado. Lisboa
Sommelier 2022
Ricardo Morais, Amorim Luxury Group
Prémio David Lopes Ramos 2022
Ricardo Nogueira do Restaurante Mugasa, Sangalhos
Loja Gourmet 2022 Pátio das Marias, Porto
Garrafeira 2022 Estado d’Alma, Lisboa
Wine Bar 2022
Garage Wines Wine Bar, Matosinhos
Enoturismo 2022
Quinta de Ventozelo, Douro
Iniciativa do Ano 2022
Amphora Wine Day, da Herdade do Rocim
Viticultura 2022
Ana Mota, da Amorim, Family Estates
Adega Cooperativa 2022
Adega Ponte da Barca e Arcos de Valdevez
Produtor Revelação 2022 Quinta Dona Sancha, Dão
Produtor 2022
Herdade da Lisboa, Alentejo
Empresa Vinhos Generosos 2022
Sociedade Vinícola de Palmela, Península de Setúbal
Empresa 2022
Aveleda, Vinhos Verdes e Algarve
Prémio Singularidade 2022 Lés a Lés, várias regiões
Enólogo Vinhos Generosos 2022 Johnny Graham, da Churchill’s
Enólogo 2022
Diogo Lopes, Adega Mãe e outras
Senhor/a do Vinho 2022
Leonor Freitas, Casa Ermelinda Freitas
TOP 30 – OS MELHORES 3 VINHOS DO ANO | GRANDES ESCOLHAS
Anselmo Mendes Parcela Única Vinho Verde Monção e Melgaço Alvarinho branco 2019 Anselmo Mendes Vinhos
António Maçanita Chão dos Eremitas Os Paulistas Alentejo tinto 2019 Fitapreta Vinhos
Casa da Passarella Vindima Dão tinto 2011 O Abrigo da Passarela
Chryseia Douro tinto 2020 Prats & Symington
Guru Douro branco 2021 Wine & Soul
Herdade do Sobroso Élevage Alentejo branco 2021 Herdade do Sobroso
Kompassus Coleção Privada Tête de Cuvée Nature Bairrada Baga rosé 2017 Kompassus Vinhos
Kopke Porto 50 Anos branco Sogevinus Fine Wines
Legado Douro tinto 2017 Sogrape Vinhos
Marquês de Borba Alentejo Reserva tinto 2019
Portugal Ramos
Murganheira Assemblage Távora-Varosa Grande Reserva Espumante branco 2005 Soc. Agr. Com. do Varosa
Paulo Laureano Alentejo Vidigueira Tinta Grossa tinto 2017 PL Wines
Pedra Cancela Intemporal Dão branco 2015 Lusovini
Poeira Douro tinto 2019 Jorge Nobre Moreira
Quinta da Bacalhôa Centenarium Regional Península de Setúbal tinto 2015 Bacalhôa Vinhos de Portugal
Quinta da Manoella VV Douro tinto 2019 Wine & Soul
Quinta das Bágeiras Pai Abel Bairrada tinto 2016 Quinta das Bágeiras
Quinta do Regueiro Maturado Vinho Verde Monção e Melgaço Alvarinho branco 2019 Quinta do Regueiro
Quinta do Ribeirinho Bairrada Sercialinho branco 2020 Luís Pato
Quinta do Vale Meão Douro tinto 2019
Olazabal & Filhos
Quinta Nova Vinha Centenária Referência P28/P21 Douro tinto 2019 Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo
Ribeiro Santo Vinha da Neve Dão branco 2019 Magnum Carlos Lucas Vinhos
Taylor’s Platinum Jubilee Very Very Old Porto Tawny Quinta and Vineyard Bottlers
Torre do Esporão Alentejo Garrafeira tinto 2017 Esporão
Trois Atlântico Regional Península de Setúbal branco 2021 Soc. Vinícola de Palmela
Urtiga Douro tinto 2018 Adriano Ramos Pinto
Vallado Porto Tawny 50 Anos Quinta do Vallado
Vasques de Carvalho Porto Tawny 40 Anos Vasques de Carvalho
Vinha da Micaela Alentejo Vidigueira tinto 2018 Rocim
Xisto Douro tinto 2018 Roquette & Cazes
Fonte: Grandes Escolhas