Divulgação das conclusões do “GO Icas-Bísaro”

Estão disponíveis os resultados finais e as principais conclusões do grupo operacional (GO) “ICas_Bísaro – Protocolos de Imunocastração para Porcos Bísaros”.

O projeto teve como objetivo o desenvolvimento protocolos de imunocastração adaptados às diferentes fases do ciclo produtivo, para supressão médica da atividade reprodutiva em machos e fêmeas de raça Bísara, tanto para aplicação em animais pré-púberes como em animais maturos.

O Porco Bísaro é uma raça autóctone cuja carne é usada também para a produção de fumeiro tradicional, ambos com menções protegidas. Produzidos em regime semi-intensivo, os animais são criados para serem comercializados como leitões ou porcos de engorda; existem ainda nas explorações animais reprodutores. É uma raça com baixa taxa de crescimento (Santos Silva et al., 2000), pelo que a idade ao abate é relativamente mais tardia em comparação com sistemas industriais de produção. Sendo frequente o abate de animais depois da puberdade, esta prática traz alguns aspectos negativos ao sistema de produção, que os proprietários tentam ultrapassar com acolocação do produto no mercado na forma de leitão.

Aceda aqui à página do projeto e aqui às evidências do projeto.

O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: