Proença-a-Nova investe 100 mil euros na requalificação de albufeira

O município de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, está a requalificar a albufeira do Parque Empresarial, um investimento de 100 mil euros, que visa o controlo e erradicação de espécies exóticas e invasoras.

“No âmbito do controlo de espécies exóticas e invasoras serão colocadas estruturas metálicas para a contenção dos peixes, a colocar nas descargas de fundo da barragem do PEPA [Parque Empresarial de Proença-a-Nova] e na sua barragem de contra-embalse, cujos trabalhos exigem o seu esvaziamento que será acompanhado e monitorizado”, explicou, em comunicado, a autarquia.

O plano de valorização deste reservatório hídrico foi apresentado recentemente, no Centro Ciência Viva da Floresta de Proença-a-Nova, e prevê também ações de promoção da pesca desportiva, tendo em conta que nesta albufeira se localiza uma pista de pesca.

O projeto de requalificação, no valor de 100 mil euros, é financiado a 100% pelo Fundo Ambiental.

O principal objetivo desta intervenção é o controlo e erradicação de espécies exóticas e invasoras, nomeadamente a perca europeia (Perca fluviatilis).

Segundo o município de Proença-a-Nova, em virtude de a albufeira estar na sua quota máxima, “os trabalhos de instalação destas estruturas têm de ser adiados até ao final do verão”, não sendo possível o seu esvaziamento antes dessa data, “porque a barragem serve também de apoio ao combate de incêndios florestais”.

Complementarmente, o projeto prevê a implementação de ações para a valorização da albufeira para a pesca desportiva, acompanhadas de ações de comunicação e sensibilização da comunidade local e dos pescadores.

O objetivo passa por precaver a reintrodução da perca europeia ou de outras espécies exóticas não referenciadas para Portugal continental e promover a procura de outras espécies mais interessantes para esta atividade lúdica.

Em termos urbanísticos, vão ser plantadas árvores na envolvente à albufeira e nas linhas de água afluentes a esta, para aumentar o ensombramento e reduzir a evaporação.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: