Maior grupo alimentar do mundo fechou o ano passado com subida de 24% nas exportações a partir do mercado nacional, onde produz várias marcas de café e de cereais de pequeno-almoço.
A companhia Nestlé Portugal encerrou o ano de 2022 com vendas líquidas de 677 milhões de euros, o que corresponde a um aumento total de 8,3% face ao ano precedente. Localmente, o grupo dono das marcas Sical, Maggi, Nestum, Kit Kat e Purina obteve um crescimento de 5,2% (mais 52 milhões de euros). Um desempenho que passa para 24% no caso das exportações (para 125 milhões de euros). “Cerca de 60% do volume produzido em Portugal vai para exportação”, contabiliza a directora-geral da empresa que hoje faz 100 anos de presença em Portugal, Anna Lenz.
A companhia, que não divulga resultados no mercado português – a casa-mãe consolidou uma subida de 8,4% nas vendas totais (para 94,95 mil milhões de euros), mas uma quebra de 45,2% dos lucros no período em análise (para 9,35 mil milhões de euros) –, nem a divisão das vendas por área de negócio, distingue o café, “de longe”, como “maior negócio” em Portugal.
“Somos um dos poucos mercados do grupo que tem muitas marcas locais”, onde a “Buondi e Sical são as duas maiores”, que a Nestlé Portugal conseguiu introduzir no sistema de café em cápsulas Dolce Gusto – “é o único dos mercados [do grupo] ao nível mundial que tem uma marca local”. A estas, juntam-se ainda as marcas internacionais, como a Nespresso, Nescafé, Starbucks (através de licença do grupo retalhista norte-americano). Aqui, Portugal soma outra característica, explica a gestora. “No café, temos a vantagem de ter uma fábrica no Porto, que é especializada no café torrado e moído, que […]