Especialistas de várias áreas fizeram um guia simples com 12 passos para construir espaços de biodiversidade nas cidades. Passo a passo, o guia será desvendado no Azul até ao dia 21 de Março.
O guia Plantar MiniFlorestas para MegaAprendizagens quer “dar as informações e os recursos necessários” para que as escolas com interesse nestes espaços verdes possam plantá-los de “forma autónoma”, resume segundo David Avelar, biólogo e investigador em Alterações Climáticas na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e co-fundador da 2adapt. Assim, juntando a vontade de concretizar um projecto deste tipo às ferramentas certas, está meio caminho feito para criar uma pequena floresta por perto.
Como criar uma minifloresta? Veja aqui o guia, passo a passo
Tudo começou no âmbito do projecto 1Planet4All, que é implementado em Portugal pela Organização Não-Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD) VIDA. A 2adapt, uma empresa de serviços de adaptação climática, foi subcontratada para fazer alguns projectos, como a plantação de miniflorestas e a realização deste guia.
O guia da 2adapt surge dois anos depois de plantarem a FCULresta, a primeira minifloresta em Portugal e que mora na FCUL. Desde então, além de plantarem mais quatro destes espaços verdes, adianta David Avelar, “têm sido muitos os pedidos de ajuda, sobretudo de escolas, para plantar estas miniflorestas”.
Para responder a este interesse, desenvolveram um guia de 4 etapas, que se desenrolam em 12 passos. As etapas? Começar por “Sonhar e Observar”, passar para “Planear e Recolher”, investir em “Implementar e Conectar”, e, por fim, “Celebrar e Potenciar”. Dentro de cada uma destas etapas existem 3 passos, que vão ser desvendados, um por dia, no Azul até ao Dia Internacional das Forestas, 21 de Março.
As miniflorestas são “pequenos espaços, no mínimo com 300m2, onde se faz uma plantação muito densa”, […]