estufas alentejo

Atraso político em solução para água ameaça investimento

Modernizar sistemas de rega é uma urgência, investir os fundos que existem também. Sem soluções rápidas, maiores empresas vão fugir, antecipa a Lusomorango.

Maior município do país em dimensão geográfica, Odemira foi o concelho que, segundo o Censos, mais cresceu em população, invertendo a tendência de despovoamento para ganhar 13,3% de habitantes. E os investimentos feitos na última década na agricultura, que gerou mais de 300 milhões de euros de volume de negócios no Aproveitamento Hidrográfico do Mira no ano passado, é uma das principais responsáveis, representando já mais de 60% da atividade económica local.

Mas esse cenário pode estar perto de sofrer nova inversão. E a razão é o enorme atraso na decisão política sobre a água na região, que ameaça afastar novos investidores e fazer fugir os atuais. Os receios são confirmados ao Dinheiro Vivo por Luís Pinheiro, CEO da Lusomorango, a maior organização de produtores nacional do setor das frutas e legumes em volume de negócios.

“Já em 2022 houve uma redução da produção e congelamento de alguns investimentos previstos, que tinham imenso potencial de crescimento”, garante. “Estamos a falar de uma área ocupada de 3 mil hectares com alto valor acrescentado, em que se produz um volume de negócios de 300 milhões de euros, dos quais 250 milhões vão para exportação.”

Acontece que, entre a seca e a falta de investimentos em modernização e sem decisão política que acelere mudanças – ainda que haja fundos para aplicar -, a viabilidade das produções agrícolas começa a ficar em risco. “O perímetro de rega tem 12 mil hectares, que foram desenvolvidos na década de 60; tem muitos anos e há enorme necessidade de renovação para modernizar a tecnologia usada e minimizar fugas e desperdício que são responsáveis por 35% a 40% da água gasta”, explica o mesmo responsável.

Com as alterações climáticas, na última década registou-se menos 30% de precipitação na região, deixando a […]

Continue a ler este artigo no Dinheiro Vivo.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: