O Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e a Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, reuniram-se com as Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários da Grande Lisboa.
Esta foi a sessão final de um ciclo de 24 reuniões com os representantes das associações humanitárias e comandantes de corpos de bombeiros de todo o País, agrupados pelas respetivas comunidades intermunicipais.
O ciclo de reuniões realizou-se sob o lema «Preparar o Verão no Inverno», proporcionando o diálogo com os corpos de bombeiros sobre o combate e prevenção dos incêndios rurais.
Entre os pontos abordados nas reuniões estiveram a questão da demografia e da necessidade de atrair efetivos para os corpos de bombeiros; as fontes de financiamento dos corpos de bombeiros; a aposta na profissionalização e a definição de carreiras; e o investimento em equipamentos de proteção individual, infraestruturas e veículos.
Recorde-se que ao nível do Plano de Recuperação e Resiliência há cerca de 20 milhões de euros para a área da Proteção Civil, dos quais 12,6 milhões de euros para a aquisição de veículos florestais, 6 milhões de euros para a compra de Equipamentos de Proteção individual destinados ao reforço da segurança pessoal dos bombeiros e 1 milhão de euros para a formação de 3300 agentes de proteção civil (na sua maioria bombeiros).
Através dos fundos comunitários estarão disponíveis adicionalmente 122 milhões de euros para investimento em equipamentos, infraestruturas e reforço da resiliência no domínio da Proteção Civil.
Estas prioridades deverão estar integradas nos planos de ação desenvolvidos pelas comunidades intermunicipais e integradas nos planos de ação regionais.
Fonte: Governo