O Centro PINUS convida a participar, no dia 2 de junho, das 10h às 14h, na demonstração em campo “Gestão de pinheiro-bravo no Parque Natural da Serra de São Mamede” (PNSSM), em Portalegre. Luís Grilo (ICNF), Pedro Teixeira (Centro PINUS) e Marco Ribeiro (RESIPINUS) são os guias desta ação que irá decorrer no PNSSM e que pretende divulgar boas práticas de gestão de pinhal-bravo, incentivar os proprietários a gerir para a obtenção de diferentes produtos da floresta de pinho, como a madeira e a resina e debater a importância de gestão de povoamentos mistos para aumentar a resiliência do território aos incêndios.
O PNSSM ocupa uma área aproximada de 56 mil hectares, dos quais cerca de 15 mil ha (27%) são ocupados por pinheiro-bravo.
Nesta visita, teremos oportunidade de observar intervenções que o ICNF tem executado em áreas públicas e privadas, no âmbito do “Projeto de Prevenção Estrutural para a Recuperação e Valorização de Habitats Naturais e Florestais”, assim como, demonstrar a importância do pinhal na economia local e o seu contributo para a diversidade florestal e paisagística, pela sua capacidade pioneira e de consociação com folhosas autóctones, como carvalhos e castanheiro.
Dirige-se a proprietários florestais, técnicos com funções de gestão de pinhal, dirigentes públicos ou privados com atuação no setor florestal.
A participação é gratuita com inscrição obrigatória até ao dia 31 de maio, a partir deste link, para receção do local de encontro.
Aceda ao cartaz.
Programa:
10h00 Receção de participantes
10h30 Saída para campo (3 paragens)
13h00 Estratégias para a gestão do pinhal no PNSSM
14h00 Fim da visita
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.