Relações bilaterais fazem com que Portugal obtenha diversificação de produtos de qualidade a preços mais baixos e o Brasil possa beneficiar da experiência portuguesa de agregação de valor na produção agrícola.
“O respeito do agronegócio pelo ambiente e a elevada importância da inovação no setor, que têm contribuído para o aumento da produtividade e para a afirmação do Brasil como um dos maiores produtores e exportadores de produtos do agronegócio do mundo”, foi uma das principais mensagens transmitidas pelos oradores na primeira edição do AgriTalks. O evento, realizado a 8 de setembro no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, contou com especialistas, empresários, empreendedores portugueses e brasileiros do setor do agronegócio que se reuniram para debater a inovação na produção e políticas para a agricultura sustentável”.
Ainda segundo um comunicado enviado às redações, foram também apresentadas algumas técnicas agrícolas inovadoras, que são desenvolvidas especificamente para a agricultura tropical do Brasil. As técnicas permitem “obter a neutralidade de emissões de gases causadores do efeito estufa na produção de carne bovina e, mesmo a captura de carbono da atmosfera”.
É importante referir que o agronegócio brasileiro é, atualmente, responsável pela alimentação de cerca de 10% da população mundial, sendo que o intercâmbio de produtos agropecuários entre Portugal e o Brasil já somou 1,1 mil milhões de euros em 2021.
Ambos os países pretendem, de modo sustentável, aumentar a produtividade agrícola para […]